MEDICINA
Vivência prática no Hospital Santa Rita fortalece formação médica
Aula externa abordou uso seguro de medicações e materiais hospitalares
Acadêmicos do curso de Medicina da Ulbra São Jerônimo participaram de visita técnica no Hospital de Caridade Santa Rita, no município de Triunfo. A aula externa foi promovida na disciplina de Farmacologia Médica I, ministrada pela professora Nadine Cunha.
A atividade teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão prática sobre o uso seguro de medicações e materiais hospitalares, ampliando o olhar para além da prescrição médica. Durante a visita, os alunos conheceram a rotina da farmácia hospitalar e de diversos setores da instituição.
No bloco cirúrgico, os acadêmicos observaram a organização das caixas previamente preparadas para procedimentos específicos, contendo todos os insumos e medicamentos necessários. Já no setor de urgência e emergência, tiveram contato com os carros de parada, equipados com medicamentos e materiais essenciais para situações de intercorrência, assegurando agilidade, segurança e eficácia no atendimento ao paciente.
- A proposta foi evidenciar que, por trás de cada prescrição, existem particularidades fundamentais para a administração correta dos medicamentos, como a escolha de diluentes adequados e os materiais que acompanham cada medicação - explica a professora Nadine, responsável pela atividade.
Com as visitas técnicas promovidas durante a graduação, a Faculdade de Medicina Ulbra São Jerônimo reafirma seu compromisso com a formação de médicos capacitados para atuar no atendimento clínico. Além disso, também busca desenvolver, em seus futuros profissionais, a compreensão e a contribuição para o aprimoramento do sistema de saúde no Brasil, promovendo a integração entre teoria e prática e garantindo uma atuação mais segura e consciente no cuidado à saúde.
Notícias relacionadas
-
05
JUNIniciativa multidisciplinar Mãos pelo Próximo mapeia força voluntária da comunidade acadêmica -
08
JUNReconhecimento Ulbra destaca trajetória de 36 anos no Legislativo de São Jerônimo -
08
JUNFormação médica conectada Medicina fortalece debate em simpósio nacional sobre saúde e clima -
03
JUNSuperação através do esporte Liège Gautério compartilha trajetória e incentiva a doação de órgãos
Últimas notícias
-
08
JUNIntegração entre teoria e prática Medicina amplia formação acadêmica com visita técnica ao DML -
03
JUNMaio Solidário Turma de Direito Empresarial vence a Gincana do Bem do curso de Direito -
02
JUNSuperação e compromisso Ulbra São Jerônimo celebra 36 anos de história, evolução e novos horizontes -
01
JUNMAIO SOLIDÁRIO Sopão Solidário do Polo EAD distribui mais de 600 refeições




