EMOÇÃO
Equipe que resgatou Caramelo reencontra animal na Ulbra Canoas
Veterinários que atuaram durante as enchentes de 2024 visitaram cavalo
A equipe responsável pelo resgate do cavalo Caramelo durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 visitou o animal nesta quarta-feira (6), no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. O reencontro foi marcado pela emoção e pela lembrança de um dos episódios que mais mobilizaram o país durante a tragédia climática. Símbolo de resistência e superação, Caramelo foi resgatado após permanecer ilhado sobre um telhado em Canoas. Desde então, passou a ser acolhido pela Ulbra, onde vive sob cuidados do Hospital Veterinário da universidade e se tornou parte da rotina do campus. Entre os visitantes esteve Leonardo Castro, veterinário do RTA Brazil, organização que atuou nos resgates durante as enchentes. Segundo ele, rever o animal em boas condições representa o resultado do esforço coletivo realizado na época. "Foi algo que marcou bastante a nossa equipe. Viemos de Sorocaba, São Paulo, junto ao Corpo de Bombeiros de São Paulo, para poder prestar auxílio aos animais vítimas das enchentes e, entre os resgates que fizemos, apareceu o Caramelo. Tentamos no dia anterior e não deu certo e então, no dia 9 de maio, tivemos êxito em tirar ele. Voltar hoje aqui, depois de dois anos, e reencontrar ele em outra condição, super bem, com um olhar totalmente diferente do que ele estava, que era de medo, de incerteza. Ver ele hoje bem é gratificante e justifica todo trabalho que nós fazemos", destacou. Durante as enchentes, a Ulbra teve atuação decisiva no acolhimento de pessoas e animais atingidos, transformando o campus Canoas em um dos principais pontos de apoio do estado. O reencontro reforça não apenas a trajetória de recuperação do cavalo Caramelo, mas também a importância das ações de solidariedade e resgate realizadas naquele período.
Bruna Santos
Assessoria de Comunicação da Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
08
JUNReconhecimento Ulbra destaca trajetória de 36 anos no Legislativo de São Jerônimo -
08
JUNFormação médica conectada Medicina fortalece debate em simpósio nacional sobre saúde e clima -
03
JUNSuperação através do esporte Liège Gautério compartilha trajetória e incentiva a doação de órgãos -
03
JUNMaio Solidário Turma de Direito Empresarial vence a Gincana do Bem do curso de Direito
Últimas notícias
-
05
JUNIniciativa multidisciplinar Mãos pelo Próximo mapeia força voluntária da comunidade acadêmica -
08
JUNIntegração entre teoria e prática Medicina amplia formação acadêmica com visita técnica ao DML -
02
JUNSuperação e compromisso Ulbra São Jerônimo celebra 36 anos de história, evolução e novos horizontes -
01
JUNMAIO SOLIDÁRIO Sopão Solidário do Polo EAD distribui mais de 600 refeições


