Página Inicial » Graduação » Pedagogia » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

  • Coordenação Adjunta

    Lisiane Gazola Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

  • Docentes

    Bianca Salazar Guizzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5359830630792253

    Possui graduação em Pedagogia (2001), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2009/2010, realizou Doutorado Sanduíche com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade de Barcelona (UB) onde atuou como professora e investigadora visitante. Além disso, atuou como professora em diferentes etapas da Educação Básica em distintos municípios da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Atualmente, é pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos . É integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE), vinculado à UFRGS, desde 2001. Além disso, desenvolve e participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA e à UFRGS cujas temáticas envolvem políticas públicas e legislação da educação básica, infância, gênero, sexualidade e Estudos Culturais com financiamento do CNPq (Chamada: MCTI/CNPQ/Universall/2014) e da FAPERGS (PROBIC 2013, 2014). Faz parte do Comitê Editorial da Revista Em Aberto (INEP/MEC) e é editora da Revista Textura - ULBRA.

    Caren Bühler

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1183685243471191

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em administração educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão democrática, coordenador, formação de professores, escola básica.

    Carin Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7168696937800022

    É pedagoga pelo Centro Universitário La Salle (1990), Especialista em Orientação Educacional (1993), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou de 2014 a 2016 como professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na coordenação do subprojeto Pedagogia, PIBID/Unisinos. Atua no Grupo Técnico Municipal da Política Primeira Infância Melhor e na Política de Saúde Integral a População LGBT, na Prefeitura Municipal de Canoas/RS. Integra o projeto de pesquisa ?Transversalidade de Gênero: ênfases, tensões e desafios atuais, sob coordenação da professora Dagmar Elisabeth Estermann Meyer. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE-UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre Infância, Currículo, Relações de Gênero e Sexualidade, Maternidade, Políticas Públicas de Educação e(m) Saúde.

    Cármen Lúcia Rodrigues

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Darlize Teixeira de Mello

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392

    Doutora em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, sob orientação da Profª Drª Iole Maria Faviero Trindade, tendo desenvolvido a tese intitulada Provinha Brasil (ou Provinha de Leitura?): Mais uma avaliação sob medida do processo de alfabetização e letramento inicial? Mestre em Educação (1997) pelo mesmo Programa, desenvolveu a dissertação intitulada O processo de interlocução e a construção da produção escrita, orientada pela Profª Drª Rosa Maria Hessel Silveira. Graduada em Pedagogia, habilitação Séries Iniciais (1989-1992), também pela UFRGS. Trabalhou na rede estadual de ensino do RS como alfabetizadora (1993-1999) e na rede privada de ensino de Porto Alegre como professora da Educação Infantil (1989-1992). Atua como docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre desde 1996. Atuou na Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Alfabetização (2000-2001) dessa mesma rede de ensino. Entre 2001 e 2002, atuou como docente na Universidade de Caxias do Sul, no Curso de Pedagogia (Campus Vale dos Vinhedos Bentos Gonçalves). Desde 2001, é professora adjunta do Curso de Pedagogia (Campus Canoas) na Universidade Luterana do Brasil, trabalhando nos seguintes componentes curriculares: Estágio da Educação Infantil e Anos Iniciais I e II, Desenvolvimento da Linguagem Humana, Alfabetização e Letramento, Língua Portuguesa nos Anos Iniciais e Literatura Infantil. É atual vice-coordenadora do NECCSO.

    Graziela Macuglia Oyarzabal

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1704603722051136

    Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação (2006), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, escola de ciclos, análise de discurso, atuação docente, políticas públicas e ensino fundamental.

    Hellen Callegari Cardia Lorenzoni

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0280917939137537

    Possui graduação em Pedagogia Magistério das Matérias Pedagógicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar pelo Centro de Pesquisa e Orientação Psicopedagógica (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Jaqueline de Menezes Rosa Poças

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0183201149810600

    Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia presencial/EaD e de Educação nas Organizações da Universidade Luterana do Brasil/Canoas (ministrando as disciplinas de Escola e Currículo, Políticas e Normas da Educação Básica, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil e Estágio Educação Infantil). Tem experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Já exerceu atividades psicopedagógicas no Consultório Via Saúde/Viamão e foi vice-diretora escolar.

    Juliana Ribeiro de Vargas

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953663127121446

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutora em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Tem experiência como docente da Educação Básica, em redes públicas de ensino, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência também na formação continuada de professores. Vem pesquisando, apoiada nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos de Gênero em vertente pós-estruturalista, as seguintes temáticas: infâncias, juventudes, feminilidades, artefatos culturais e periferias urbanas.

    Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3972176731986056

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), graduação em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática mestrado/ doutorado (PPGECIM) e do Curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil. É membro do GT 7 Formação de Professores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino e aprendizagem matemática, resolução de problemas matemáticos.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação (2006), pela mesma Instituição. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, atuando em disciplinas de graduação ofertadas para cursos da área de tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Pós-modernidade (GCPOS). Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, em especial temas ligados à cibercultura e currículo. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Lisiane Gazola Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

    Luciana Peixoto Cordeiro

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7535316818538575

    Graduada em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (1986), Pós Graduada em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos pela UNb /Unijuí e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente aposentada pelo Serviço Social da Indústria -SESI/RS atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, tendo experiência em docência de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atua como docente na ULBRA-RS, na Graduação do Curso Educação nas Organizações, presencial e EAD e na Supervisão de Estágios/TCC. Atua, também, como docente em Cursos de Pós Graduação da ULBRA-RS. Coordena Projetos e escreve Livros Digitais.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlene Machado de Avila

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7047845439123377

    Mestre em Psicologia Social e da Personalidade PUCRS-2001, Especialista em Educação FAPA-1983, Graduada em Pedagogia Magistério e Supervisão Escolar PUCRS-1981 e em Psicologia ULBRA-Canoas-1997.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Rozimeri Pereira Ranzolin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8066281989045479

    Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística/ Plástica pela Universidade Feevale (1985) e Licenciatura Plena Em Educação Artística Desenho pela Universidade Feevale (1987). Foi professora de Educação Artística, Desenho Geométrico, História da Arte no Colégio Nossa Senhora das Graças em Viamão, idealizadora do NAV (Núcleo de Arte de Viamão) e Coordenação do Atelier da Prefeitura de Viamão. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela PUCRS (1997), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem e Brinquedoteca da Universidade Luterana do Brasil em Ensino/Pesquisa/Extensão, professora titular da disciplina de Arte-Educação, Organização do Trabalho Pedagógico, Processos Investigativos de Educação nos Campus Canoas/Gravatai/Guaiba. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ressignific_Ando na linha Formação de Professores sob temática Suportes Religados: Organizadores do Tempo e Espaço EscolarDesenvolve projeto de consultoria pedagógica para através da Associação Ressignificando- Desenvolvimento Humano.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: