Página Inicial » Graduação » Pedagogia » Coordenação e Corpo Docente

Coordenação e Corpo Docente

  • Coordenação do Curso

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

  • Núcleo Docente Estruturante

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Juliana Ribeiro de Vargas

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953663127121446

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutora em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Tem experiência como docente da Educação Básica, em redes públicas de ensino, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência também na formação continuada de professores. Vem pesquisando, apoiada nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos de Gênero em vertente pós-estruturalista, as seguintes temáticas: infâncias, juventudes, feminilidades, artefatos culturais e periferias urbanas.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

  • Conselho do Curso

    Darlize Teixeira de Mello

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6211943325646392

    Doutora em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, sob orientação da Profª Drª Iole Maria Faviero Trindade, tendo desenvolvido a tese intitulada Provinha Brasil (ou Provinha de Leitura?): Mais uma avaliação sob medida do processo de alfabetização e letramento inicial? Mestre em Educação (1997) pelo mesmo Programa, desenvolveu a dissertação intitulada O processo de interlocução e a construção da produção escrita, orientada pela Profª Drª Rosa Maria Hessel Silveira. Graduada em Pedagogia, habilitação Séries Iniciais (1989-1992), também pela UFRGS. Trabalhou na rede estadual de ensino do RS como alfabetizadora (1993-1999) e na rede privada de ensino de Porto Alegre como professora da Educação Infantil (1989-1992). Atua como docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre desde 1996. Atuou na Secretaria Municipal de Educação/Assessoria de Alfabetização (2000-2001) dessa mesma rede de ensino. Entre 2001 e 2002, atuou como docente na Universidade de Caxias do Sul, no Curso de Pedagogia (Campus Vale dos Vinhedos Bentos Gonçalves). Desde 2001, é professora adjunta do Curso de Pedagogia (Campus Canoas) na Universidade Luterana do Brasil, trabalhando nos seguintes componentes curriculares: Estágio da Educação Infantil e Anos Iniciais I e II, Desenvolvimento da Linguagem Humana, Alfabetização e Letramento, Língua Portuguesa nos Anos Iniciais e Literatura Infantil. É atual vice-coordenadora do NECCSO.

    Helena Correa do Amaral

    Discente

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Jane Sirlei Kuck Konrad

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9518870810697953

    Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (1999). Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil Campus Gravataí e Canoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística e produção textual.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

  • Docentes

    Adriana Ziemer Gallert

    Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4757700Y4

    Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2010), Especialista em Investigação Científica pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2000), Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1998). Atualmente é professora no Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, e atua na área de formação continuada no Núcleo de Apoio Educacional - NAE. Tem experiência na área educacional como coordenadora pedagógica na Educação Básica; e na docência no Ensino Superior, na graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Atua com pesquisas e atividades de formação de professores principalmente com os seguintes temas: subjetividade, desenvolvimento profissional docente, metodologias de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, alfabetização, planejamento educacional e avaliação.

    Ana Regina Gregory Brunet

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9569768147392075

    Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993). Atualmente é Professor adjunto com mestrado da Universidade Luterana do Brasil e Professor Adjunto da Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Poliedro espaço hiperblico. 

    Bianca Salazar Guizzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5359830630792253

    Possui graduação em Pedagogia (2001), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2009/2010, realizou Doutorado Sanduíche com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade de Barcelona (UB) onde atuou como professora e investigadora visitante. Além disso, atuou como professora em diferentes etapas da Educação Básica em distintos municípios da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Atualmente, é pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos . É integrante do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE), vinculado à UFRGS, desde 2001. Além disso, desenvolve e participa de projetos de pesquisa vinculados à ULBRA e à UFRGS cujas temáticas envolvem políticas públicas e legislação da educação básica, infância, gênero, sexualidade e Estudos Culturais com financiamento do CNPq (Chamada: MCTI/CNPQ/Universall/2014) e da FAPERGS (PROBIC 2013, 2014). Faz parte do Comitê Editorial da Revista Em Aberto (INEP/MEC) e é editora da Revista Textura - ULBRA.

    Carin Klein

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7168696937800022

    É pedagoga pelo Centro Universitário La Salle (1990), Especialista em Orientação Educacional (1993), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou de 2014 a 2016 como professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na coordenação do subprojeto Pedagogia, PIBID/Unisinos. Atua no Grupo Técnico Municipal da Política Primeira Infância Melhor e na Política de Saúde Integral a População LGBT, na Prefeitura Municipal de Canoas/RS. Integra o projeto de pesquisa ?Transversalidade de Gênero: ênfases, tensões e desafios atuais, sob coordenação da professora Dagmar Elisabeth Estermann Meyer. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE-UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre Infância, Currículo, Relações de Gênero e Sexualidade, Maternidade, Políticas Públicas de Educação e(m) Saúde.

    Claudia Lisete Oliveira Groenwald

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8981045307087356

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca (1997), título reconhecido pela Universidade de São Paulo USP. Atualmente é diretora da SBEM/RS e professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação, Formação Continuada e ensino e aprendizagem.

    Cosme Luiz Chinazzo

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7376109829591870

    Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFINC - Viamão/RS. Pós-graduação: ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, - LATO SENSU (nível: especialização), pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras FAPA. MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil/Canoas/RS, atuando na docência da graduação e Pós-Graduação, na modalidade presencial desde 1990 e na modalidade EaD a partir 2004 (Graduação e Pós-graduação). Tem experiência na área de Filosofia, Filosofia da Educação com ênfase em Ética e Filosofia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa, Métodos de Estudo e Leitura, Epistemologia.

    Daniela Ripoll

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0625586274770694

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), com doutorado sanduíche pela University of Plymouth (2004). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGEDU) e professora do curso de Biologia da ULBRA. Integra o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil desde março de 2007. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos culturais em educação, atuando principalmente com educação; estudos culturais; educação em ciências e biologia.

    Iara Tatiana Bonin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7925856179663459

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes Indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.

    Ítalo Nunes Ogliari

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7315242220651831

    Ítalo Ogliari é Doutor em Teoria da Literatura (2010), pela PUCRS, possui graduação em Letras (2004), foi aluno da Oficina de Criação Literária do programa de pós-graduação em letras da PUCRS (2002) e tem Mestrado também em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). É professor titular do Curo de Letras da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Gravataí, e do Curso de Pedagogia (Educação a Distância EAD). Seus estudos possuem ênfase em teoria literária, crítica literária, literatura brasileira, literatura contemporânea, criação literária e estudos culturais (experiência também na área de filosofia, de sociologia e estudos da linguagem e discurso). Coordenou, por um ano, em momento de transição, o programa de Extensão e Cultura da instituição. Também é responsável, na mesma universidade, pela disciplina de Filosofia Social, Instrumentalização Científica (com mais de 50 trabalhos orientados e apresentados em Mostras de pesquisa em sala de aula), Sociedade e Contemporaneidade, Comunicação e Expressão e Produção Textual para demais cursos. É autor dos livros de contos "A mulher que comia dedos" (WS - 2004) e "Ana Maria não tinha um braço" (IEL - 2006, premiado), dos romances "Um sete um" (7 Letras - 2007) e "A volta" (7Letras - 2010), entre outros trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2011/2 assume, juntamente com a Coordenação de Extensão do campus, a coordenação da Revista ALMPLIAR. Em 2012 publicou, como resultado de sua tese de doutorado, o livro "A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil", também pela 7Letras.

    Juliana Ribeiro de Vargas

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953663127121446

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutora em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), onde está inserida na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Tem experiência como docente da Educação Básica, em redes públicas de ensino, na etapa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência também na formação continuada de professores. Vem pesquisando, apoiada nos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos de Gênero em vertente pós-estruturalista, as seguintes temáticas: infâncias, juventudes, feminilidades, artefatos culturais e periferias urbanas.

    Karla Schuck Saraiva

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5820304582515435

    Graduada (1983) e mestre (1987) em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação (2006), pela mesma Instituição. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil, atuando em disciplinas de graduação ofertadas para cursos da área de tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Currículo e Pós-modernidade (GCPOS). Seus interesses de pesquisa estão focados na articulação entre educação e sociedade contemporânea, em especial temas ligados à cibercultura e currículo. Desenvolve suas investigações em uma perspectiva pós-estruturalista.

    Leticia Azambuja Lopes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4948585513835800

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências - Área: Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterna do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Engenharia Ambiental e Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências.

    Lisandra Sandri

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9082569671990579

    Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena Habilitação Em Educação Especial pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialista em Educação Especial, Metodologia do Ensino Superior e Tecnologia da Informação Aplicada em Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atuou como docente na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Carazinho - APAE, Coordenou a Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC no decorrer de 11 anos, atuou como docente contratada da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da Prefeitura Municipal de Carazinho, concursada como professora titular de sala de atendimento especializado AEE. Em sua prática social atua como presidente da Associação de e para Pessoas com Deficiência - APD e da Associação do Grupo dos Surdos de Carazinho - AGS, além de atuar como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Carazinho - CMASC e coordenadora técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Carazinho - CMPD. No ensino superior atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil desde agosto de 2002 no Curso Pedagogia - modalidade presencial, em 2009 passou a atuar como professora regente da Educação a Distância a ULBRA Canoas, do Curso de Pedagogia - modalidade EAD, nas disciplinas de: História da Educação, Estágios Curriculares na Educação Infantil e no Anos Iniciais, Formação de Professores e Educação Profissional em Ambientes Escolares e Não Escolares, Estágio em Gestão de Ambientes Escolares e Não escolares, Projetos Interdisciplinares, Psicologia do Desenvolvimento e Psicodinâmica da Aprendizagem. Em 2013 inicia os trabalhos como Coordenadora Pedagógica dos Polos do EAD ULBRA Brasil, função esta que desenvolve até o momento, além de participar do Programa Permanente de Acessibilidade EAD ULBRA. Exerceu a função de membro suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ou Superdotação / Altas Habilidades de Carazinho/ RS, no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência exerce a função de Secretária Executiva na gestão de 2017/2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão, Acessibilidade, Estágios Curriculares no Curso de Pedagogia EAD, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, aprendizagem, LIBRAS, inclusão, formação pedagógica, gestão escolar e ambientes não escolares, vulnerabilidade social e projetos sociais.

    Lisiane Gazolla Santos

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581837435325848

    Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Magistério Matérias Pedagógicas II Grau pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Especialização em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

    Luciana Peixoto Cordeiro

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7535316818538575

    Graduada em Ciências pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior (1986), Pós Graduada em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos pela UNb /Unijuí e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente aposentada pelo Serviço Social da Indústria -SESI/RS atua como professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, tendo experiência em docência de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atua como docente na ULBRA-RS, na Graduação do Curso Educação nas Organizações, presencial e EAD e na Supervisão de Estágios/TCC. Atua, também, como docente em Cursos de Pós Graduação da ULBRA-RS. Coordena Projetos e escreve Livros Digitais.

    Mara Lúcia Salazar Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1749576937271176

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1989) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências e Letras de Osório e professora da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, síndrome de down, brincar, jogos e intervenção psicomotora.

    Marlene Terezinha Fernandes

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9062555340381607

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA e Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações, atuando desde o ano de 1998 no curso de Pedagogia e a partir do ano de 2007 no Bacharelado em Educação na Organizações. Coordenadora da sub-área Curso de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID - ULBRA/CAPES. Exerceu na ULBRA a Coordenação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presencial de 2001 a 2010 e coordenou a implantação dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pós-graduação, docência superior, avaliação, aprendizagem organizacional.

    Marlise Geller

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777298613817310

    Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação, principalmente nos seguintes temas: informática na educação, educação a distância, formação de professores e educação especial. Atuação como professora-pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no projeto de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis.

    Rozimeri Pereira Ranzolin

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8066281989045479

    Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística/ Plástica pela Universidade Feevale (1985) e Licenciatura Plena Em Educação Artística Desenho pela Universidade Feevale (1987). Foi professora de Educação Artística, Desenho Geométrico, História da Arte no Colégio Nossa Senhora das Graças em Viamão, idealizadora do NAV (Núcleo de Arte de Viamão) e Coordenação do Atelier da Prefeitura de Viamão. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela PUCRS (1997), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem e Brinquedoteca da Universidade Luterana do Brasil em Ensino/Pesquisa/Extensão, professora titular da disciplina de Arte-Educação, Organização do Trabalho Pedagógico, Processos Investigativos de Educação nos Campus Canoas/Gravatai/Guaiba. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ressignific_Ando na linha Formação de Professores sob temática Suportes Religados: Organizadores do Tempo e Espaço EscolarDesenvolve projeto de consultoria pedagógica para através da Associação Ressignificando- Desenvolvimento Humano.

    Sandra Marise Machado

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1746702301313125

    Possui graduação em PEDAGOGIA - HABILITAÇÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (2003) e PEDAGOGIA - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL (2010), pela Universidade Luterana do Brasil, especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pelo Centro Universitário La Salle (2005). Atualmente coordena o Setor de Processos Acadêmicos EAD da Universidade Luterana do Brasil. Possui experiência em atendimentos psicopedagógico clínico e institucional, docência em sala de aula e orientação profissional.

    Ursula Tatiana Timm

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1018131370420368

    Possui licenciatura em Ciências - Habilitação: Matemática (2000) e especialização em Educação Matemática (2012), pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora da Universidade Luterana do Brasil e do Colégio da Imaculada, em Canoas, RS.

    Vaneska Krick Ratund

    Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1733215649646863

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2010), Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil (2013), Especialização - MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (2018) e Pós Graduação Lato Sensu - Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional.

ULBRA Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS
Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: