Página Inicial » Extensão » Projetos Comunitários » Atenção Integral ao Doente Renal Crônico e Núcleo Familiar: abordagem multidisciplinar

Atenção Integral ao Doente Renal Crônico e Núcleo Familiar: abordagem multidisciplinar

O presente projeto tem como objetivo prestar assistência de saúde integral e multidisciplinar ao paciente com DRC, estimular a sua autoestima, o bem-estar físico-emocional, o desenvolvimento cultural e econômico e a sua autonomia e buscar compreensão e o maior apoio possível de seu núcleo familiar, eliminar focos de infecção para que possa receber transplante renal se for o caso, além de sedimentar e retroalimentar o conhecimento trabalhado em diversas disciplinas previstas nos PPCs de Fisioterapia e de Odontologia. Fomentar a pesquisa científica aplicada ao DRC nas diferentes áreas do conhecimento envolvidas no projeto.

Estimular o trabalho em equipes multidisciplinares de saúde e mobilizar ações e ferramentas intersetoriais, visando melhora global na saúde e bem-estar. A metodologia de atenção será o emprego de cuidados odontológicos (com uso de equipamento portátil), e cuidados fisioterápicos ao DRC durante o período que fica na sessão de hemodiálise. Ao DRC e seus familiares, serão ofertadas palestras a grupos de apoio sobre saúde, direitos, cidadania felicidade, autoestima e autocuidados, atenção domiciliar e acolhimento aos que necessitarem. O público-alvo será composto por 600 participantes entre DRCs e seu núcleo familiar assistidos em dois serviços de hemodiálise em Cachoeira do Sul. Estes estão domiciliados na área de abrangência da 8ª CRS englobando 12 municípios da região centro-serra do estado e são oriundos de uma população com mais de 150.000 habitantes. A assistência individual nas diversas áreas ocorrerá às sextas-feiras, das 9h às 12h, no Serviço de Hemodiálise do Hospital de Caridade e Beneficência e no Serviço da Reviclin. As ações coletivas e visitas domiciliares terão intervalo máximo de 30 dias, dependendo da ação e com agenda de acordo com a necessidade do grupo participante. Como resultados, espera-se melhoria importante física, mental e crescimento social e cultural dos participantes, bem como adequado acolhimento do ponto de vista qualitativo.

Quantitativamente se buscará cumprir com cinco atendimentos individuais a cada semana nas áreas da odontologia e fisioterapia. As visitas domiciliares serão de acordo com a demanda e haverá ao menos uma ação coletiva a cada semestre. Com isto, espera-se que os 150 DRCs tenham sua saúde melhorada e estejam aptos para receber transplante renal se for o caso e seus mais de 400 familiares apoiados, acolhidos e conhecendo como prevenir e manejar doença renal. A relevância social e acadêmica do projeto tem como base assistir a cerca de 600 pessoas da região central do estado do Rio Grande do Sul numa abordagem multidisciplinar, os DRC tem gravíssima alteração de saúde e normalmente os serviços não estão capacitados para fazer frente à tão importante demanda deixando-lhes desassistidos.

Com o projeto, espera-se melhorar a qualidade de vida do DRC e núcleo familiar, cumprir relevante papel social e acadêmico da Universidade, retroalimentar PPCs dos cursos, capacitar fortemente a base curricular nestas áreas de conhecimento, produzir pesquisa aplicada, projetar um estudo de corte multidisciplinar, produzir textos científicos e trabalhos de conclusão de curso.

ULBRA Cachoeira do Sul - Rua Martinho Lutero, 301 · Bairro Universitário · CEP 96.501-595 · Cachoeira do Sul/RS
Telefone: (51) 3722-0400 · E-mail: