Geografia e Positivismo
Geografia e Positivismo na arquitetura de Porto Alegre
Alunos realizam saída de campo
A turma da disciplina de Teoria e Método do curso de Geografia da ULBRA Canoas realizou uma saída de estudos a Porto Alegre no dia 07.05. A atividade teve como objetivo observar e analisar a influência do Positivismo na arquitetura da capital gaúcha.
O grupo de alunos foi orientado pelas professoras Jussara Sommer (ULBRA) e Cláudia Pires (UFRGS). “Este trabalho de campo faz parte das atividades curriculares desenvolvidas na disciplina e visa agregar ao aluno uma vivência concreta a partir da observação dos elementos constituintes da paisagem, na identificação das concepções teórica baseada nas diferentes correntes do pensamento geográfico”, explica a professora Jussara.
No caso específico do centro histórico de Porto Alegre, a concepção Positivista está tanto na engenharia dos espaços públicos, com abertura e alargamento de vias, quanto na construção de prédios oficiais e civis.
No roteiro estavam incluídas obras oficiais como o Palácio Piratini, prédio da prefeitura, biblioteca pública, correios e telégrafos, E.E. Ernesto Dornelles, delegacia fiscal – MARGS, além de monumentos públicos como o Monumento a Júlio de Castilhos e ao Barão de Rio Branco. Também foram estudadas obras de cunho civil representadas pela Confeitaria Rocco, Previdência do Sul (atual Banco Safra) e cervejaria Bopp (Brahma - atual shopping).
Notícias relacionadas
-
03
JULNOVA CHANCE Apenadas ganham bolsas de estudo da Ulbra -
30
JUNCULTURA GRATUITA Missa de Schubert é o destaque do Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra -
27
JUNBALANÇO DO MÊS Estudantes da Ulbra já atenderam 559 pacientes no campus pelo SUS -
24
JUNDESTAQUE Ulbra é finalista do TOP de Mkt ADVB/RS 2025
Últimas notícias
-
24
JUNCAMPANHA DO AGASALHO Frio intenso faz crescer importância da doação -
23
JUNFORMAÇÃO COMPLETA Ulbra investe na conexão entre esporte e educação -
18
JUNSERVIÇO COMUNITÁRIO Ulbra Canoas oferece atendimento especializado para doença de Parkinson -
17
JUNRECONHECIMENTO Ulbra recebe medalha da Câmara Federal por acolhimento na enchente