Logística Reversa
Logística reversa se destaca em palestra na ULBRA
Profissional falou sobre o descarte de resíduos tecnológicos
A ULBRA realizou no último dia 17.11 uma palestra sobre Resíduos Tecnológicos com professores, profissionais e alunos dos cursos de Logística e Engenharia Ambiental. Para ministrar os ensinamentos foi convidado André Senger, diretor da empresa Reverso, localizada em Novo Hamburgo.
O palestrante abordou de forma clara e detalhada conceitos de Resíduos Tecnológicos, a importância e funções da logística reversa, os aspectos da legislação ambiental, a política nacional de resíduos sólidos, a responsabilidade compartilhada, os resíduos oriundos da tecnologia e o descarte e destinação correta dos mesmos. André explicou também os aspectos da responsabilidade legal do gerador do resíduo juntamente com a empresa Reverse, desde a sua coleta até que se transforme novamente em matéria-prima para nova aplicação e/ou processo industrial.
Para o profissional, é importante acompanhar todo o processo em obediência aos aspectos da legislação. “A Reverse é uma empresa jovem nesse segmento, e possui todas as licenças do ramo e da certificação de ISO 14001. Com a aprovação da PNRS, a Reverse possibilita a seus clientes obter a rastreabilidade através de registros e relatórios.
Antes do convidado palestra, a professora da disciplina de Logística Reversa na ULBRA, Dalva Santana, abordou os principais aspectos da Logística Reversa e do Art. 33 da PNRS, que trata da sistematização e implantação de canais reversos para contextualizar a importância do tema na atualidade.
Para o estudante de Engenharia Ambiental, Lucas Danielli, “a atividade foi extremamente proveitosa, já que os alunos de vários cursos tiveram a oportunidade de correlacionar os conteúdos vistos em sala de aula com as práticas do mercado. Para os alunos da Engenharia Ambiental, especialmente, sobre a recente Lei Federal nº 12.305, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, houve a oportunidade de abordar mais amplamente a parte da Logística Reversa direcionada à área dos resíduos eletrônicos”, finalizou.
A atividade foi proposta e executada pelo curso de Logística.
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo


