TEDxCanoas
Inovação no jornalismo comunitário
Andrea de Freitas fala sobre a Agência da Boa Notícia
A jornalista Andrea de Freitas é uma das palestrantes do TEDxCanoas, que acontece na ULBRA no próximo sábado, 03.03. Ela falará sobre o trabalho desenvolvido à frente da Agência da Boa Notícia, projeto que oferece aos jovens do bairro Guajuviras a oportunidade de se apropriarem da comunicação comunitária, trabalhando também a prevenção à violência. A Agência já formou 90 jornalistas cidadãos e tem inscrições abertas, para mais 100 candidatos, para a próxima turma até o dia 10.03.
Andrea conta que o projeto surgiu em Canoas a partir da proposta do Território da Paz, implantado com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Os jovens participam de oficinas práticas e teóricas sobre fotografia, produção de vídeo, rádio, redação, web, edição e outras tantas áreas específicas da comunicação.
Andrea explica que os jovens interagem com a comunidade em que vivem e desenvolvem o pensamento crítico ao tentar criar uma visibilidade social mais positiva para a região. A jornalista avalia que para os participantes é uma grande conquista, pois o jovem passa a conhecer e a colaborar na construção de propostas para a melhoria do bairro. “Eles (os jovens) também dão uma importante contribuição para a preservação da memória da comunidade, através do material produzido”, destaca a jornalista.
Mas, de acordo com Andrea, a real inovação da proposta é a ideia do jornalismo comunitário na web. “É a construção de um discurso coletivo diferente”, destaca a jornalista, lembrando que é bastante comum a criação de jornais de bairro, mas ainda é raro ver um trabalho como o da Agência da Boa Notícia disponível na internet.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
17
JULTOP 10 Direito, Psicologia e Medicina no ranking dos cursos preferidos da Ulbra -
14
JULTRANSMISSÃO Jornalismo da Ulbra tem aula prática na Arena -
11
JULEDUCAÇÃO NA SAÚDE Medicina da Ulbra debate IA em congresso de inovação -
11
JULDESAFIOS REAIS Selecionados para formação em TI têm imersão na Ulbra