Maria Goreth
Serviço Social: da ULBRA Canoas para o Haiti
Egressa de Serviço Social vai ao Haiti em missão solidária
Além de oferecer um ensino qualificado e formar profissionais capacitados a atender as demandas do mercado, a ULBRA prioriza, também, atender e auxiliar a comunidade em suas necessidades. Desta maneira, a Universidade procura desenvolver em todos os acadêmicos a consciência social, contribuindo para formar cidadãos profissionais plenos. Essa visão é incorporada aos cursos de Educação a Distância, (EAD).
Um exemplo bem prático vem da egressa do curso de Serviço Social da ULBRA, modalidade EAD, Maria Goreth dos Santos Ribeiro. Ela é religiosa, faz parte da Congregação Santa Tereza de Jesus que pertence à Igreja Católica, e vai viajar ao Haiti, graças ao projeto Economia Solidária. A iniciativa, que pertence às Igrejas Católicas, brasileira e haitiana, nasceu do desejo das comunidades do Brasil de auxiliar quem foi atingido pelo terremoto de 2010 que devastou o país. “A motivação que me levou a ingressar neste projeto é poder contribuir na função em que me graduei para ajudar na reconstrução da melhoria de vida dessas famílias”, enfatizou Goreth. As funções que ela vai desempenhar corroboram com o propósito do curso, que é produzir conhecimentos e propor alternativas para a realidade social.
A religiosa escolheu estudar Serviço Social para profissionalizar e aperfeiçoar tecnicamente a missão que já vinha desenvolvendo na ordem religiosa, podendo, assim, desempenhar melhor seu trabalho de auxiliar pessoas que vivem em situação de pobreza e vulnerabilidade social. A egressa acha que a formação específica obtida na Universidade dará subsídios técnicos para que seu trabalho consiga fazer com que os haitianos assistidos obtenham progresso, livrando-se da miséria que os assola. “O curso de Serviço Social da ULBRA oferece aos alunos instrumentos que facilitam seu trabalho diário de contato e atuação com as famílias de comunidades pobres”, destacou Goreth.
Para o coordenador de Serviço Social da Universidade, modalidade EAD, Arno Vorpagel Scheunemann, a formação oferecida à Goreth possibilitou a ela uma leitura mais ampla da realidade. “Nossa graduação permite ao aluno compreender as relações estruturais que fazem com que uma determinada realidade se constitua dessa forma e ao mesmo tempo qualifica o acadêmico para intervenção junto às pessoas, nas situações de exclusão social e econômica”, complementou Scheunemann.
A acadêmica obteve sua graduação dia 25.02, mas antes de embarcar para sua missão vai a Brasília, no Centro Missionário Católico, onde receberá preparação especial para seu trabalho. Goreth viajará ao Haiti no mês de julho. Lá, ela vai residir em Porto Príncipe, capital do país, onde, juntamente com outras pessoas, atenderá cerca de 800 famílias, durante um período de três anos. Independente das atividades desenvolvidas e das ações executadas na dura realidade do país da América Central, ela terá a possibilidade de aplicar na prática, muito do que aprendeu em sala de aula.
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
07
NOVTecnologia e educação Ulbra inaugura novos laboratórios de informática para a Medicina -
06
NOVATENDIMENTO À COMUNIDADE Medicina humanizada: estudantes da Ulbra prestam atendimento a idosos