Geografia
Francisco Eliseu Aquino palestrou a estudantes da ULBRA
Geografia discute perspectivas da Pesquisa Polar Brasileira
A aula magna do curso de Geografia da ULBRA Canoas recebeu o professor coordenador da Divisão de Climatologia Polar e Subtropical do Centro Polar Climático da UFRGS, Francisco Eliseu Aquino, na segunda-feira, 2.04. O professor apresentou dados sobre a Pesquisa Geográfica Polar Brasileira abordando o que tem sido estudado desde a década de 1980 e quais são as perspectivas após o incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártida, em fevereiro passado.
Aquino destacou o quão desenvolvida é a pesquisa geográfica brasileira. O professor explicou da importância dos estudos para a tomada de decisões mais precisas, principalmente para as áreas da política e economia.
Segundo Aquino, mesmo com o incêndio na base brasileira, os estudos devem continuar com a ampliação da cooperação internacional. Ele lembrou que algumas pesquisas que já estavam em andamento agora contam com a colaboração de países como o Chile, por exemplo. A previsão é de que apenas em 2015 a base brasileira na Antártida possa ser reconstruída.
Aquino salientou a importância dos professores de Geografia para o incentivo às pesquisas. “É preciso pensar local, mas agir global. Os professores devem incentivar os alunos sobre o papel de cada um na sociedade. É uma importante contribuição que deve ser levada adiante”, argumentou.
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo





