Geografia
Francisco Eliseu Aquino palestrou a estudantes da ULBRA
Geografia discute perspectivas da Pesquisa Polar Brasileira

A aula magna do curso de Geografia da ULBRA Canoas recebeu o professor coordenador da Divisão de Climatologia Polar e Subtropical do Centro Polar Climático da UFRGS, Francisco Eliseu Aquino, na segunda-feira, 2.04. O professor apresentou dados sobre a Pesquisa Geográfica Polar Brasileira abordando o que tem sido estudado desde a década de 1980 e quais são as perspectivas após o incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártida, em fevereiro passado.
Aquino destacou o quão desenvolvida é a pesquisa geográfica brasileira. O professor explicou da importância dos estudos para a tomada de decisões mais precisas, principalmente para as áreas da política e economia.
Segundo Aquino, mesmo com o incêndio na base brasileira, os estudos devem continuar com a ampliação da cooperação internacional. Ele lembrou que algumas pesquisas que já estavam em andamento agora contam com a colaboração de países como o Chile, por exemplo. A previsão é de que apenas em 2015 a base brasileira na Antártida possa ser reconstruída.
Aquino salientou a importância dos professores de Geografia para o incentivo às pesquisas. “É preciso pensar local, mas agir global. Os professores devem incentivar os alunos sobre o papel de cada um na sociedade. É uma importante contribuição que deve ser levada adiante”, argumentou.
Notícias relacionadas
-
18
JUNSERVIÇO COMUNITÁRIO Ulbra Canoas oferece atendimento especializado para doença de Parkinson -
17
JUNRECONHECIMENTO Ulbra recebe medalha da Câmara Federal por acolhimento na enchente -
12
JUNVISÃO DE FUTURO Juristas de sucesso compartilham experiências com alunos da Ulbra -
11
JUNAMEAÇA NO AR Ulbra integra estudo que monitora espécie de abelha invasora