Extensão
Aulas sobre Bioinformática Estrutural ocorrem em maio
Novo método de análise biológica é tema de curso na ULBRA
O avanço do uso das tecnologias no estudo biológico vem promovendo uma série de melhorias nas áreas relacionadas. Entre eles está o emprego da Bioinformática Estrutural e, para explorar este tema, a ULBRA promove em maio a 2ª Escola de Bioinformática Estrutural. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas no Espaço Extensão e Cultura, que fica no saguão do prédio 6.
O professor responsável pelo projeto, Dr. Hermes Neubauer de Amorim, estima que há poucos grupos de pesquisa sobre a Bioinformática Estrutural no Rio Grande do Sul. O curso objetiva levar esses conhecimentos aos alunos e demais interessados na área, através de aulas práticas, teóricas e palestras. A Bioinformática Estrutural é empregada na análise de dados biológicos que se dispõem em estruturas, e é utilizada em estudos de medicina molecular, terapias gênicas, desenvolvimento de fármacos, estudos de mudanças climáticas e ciências veterinárias, entre outros.
Na indústria farmacêutica, por exemplo, a Bioinformática Estrutural agiliza boa parte do processo do estudo de um novo medicamento. “O impacto econômico deste uso é bastante alto”, contextualiza Amorim. “Cada vez mais se utiliza esse tipo de análise, e é uma área nova, com poucos profissionais capacitados”, completa.
O curso de Extensão tem duração total de 70h, e começa no dia 7.05, na ULBRA Canoas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477.9103, no site da Extensão ou pelo email extensaoecultura@ulbra.br.
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo


