Química Industrial
Expectativa pelos novos conhecimentos
Aluno da ULBRA, Ivan prepara intercâmbio para a Itália
O estudante de Química Industrial da ULBRA Canoas, Ivan Pedro Lazarotto Machado, é mais um dos alunos da Universidade selecionado pelo programa governamental Ciência Sem Fronteiras, que concede bolsas de estudo no Exterior a graduandos. Em agosto, embarca para a Itália, onde estudará na Universidade de Padova pelos meses seguintes.
Além do desejo por uma experiência em outro país, a excelência da universidade na área de interesse de Ivan, a Biotecnologia, foi a razão pela qual ele se inscreveu no programa. “Estudar no exterior sempre foi um dos meus objetivos, tanto pela experiência de morar no exterior como pelo ensino nas melhores e mais antigas universidades do mundo”, explica. “O empurrãozinho veio quando eu estava cursando uma cadeira no intensivo, agora em janeiro, quando a professora Mariângela de Camargo incentivou para que me inscrevesse no programa”. Com o apoio da esposa, Ivan passou por todas as etapas, até o dia decisivo. “Uma das melhores notícias da minha vida foi recebida com muita alegria na manhã de terça-feira, dia 8.5”. Era a aprovação da bolsa.
“Minha expectativa é obter conhecimento específico na área de biotecnologia. A Itália é um dos países que mais desenvolve pesquisas nessa área”, afirma. “Nosso curso aqui em Canoas tem apenas uma cadeira voltada à área da biotecnologia. Na Itália, cursarei diversas disciplinas relacionadas com essa área”.
Ao retornar, o primeiro passo será concluir a graduação na ULBRA. Hoje, Ivan está no sexto semestre. Mestrado e pesquisa também estão nos horizontes do intercambista, que vai além. “Outras viagens? Não descarto a possibilidade. Quem sabe seguir me especializando na área da Biotecnologia e trazer conhecimentos novos ao Brasil”, conclui.
Notícias relacionadas
-
05
DEZULTEC SCHOOL Presidente do CRA-RS visita a Ultec School e conhece propostas inovadoras -
05
DEZPARCERIA Ulbra recebe Prêmio Sinergia da Polícia Civil -
04
DEZDESTAQUES Ulbra realiza primeira edição do Prêmio Influenciadores -
03
DEZHONRARIA Faculdade de Medicina da Ulbra Porto Alegre recebe Comenda Porto do Sol
Últimas notícias
-
02
DEZUNIVERSO DIGITAL Premiação da Ulbra homenageia influenciadores -
02
DEZFORMAÇÃO MÉDICA Aula magna de Medicina na Ulbra destaca vivências internacionais -
02
DEZULTEC Alunos receberão R$ 1 milhão de aporte pela melhor Startup da Ultec School -
02
DEZEDUCAÇÃO E INOVAÇÃO Ulbra recebe Colégio Martinho Lutero para imersão prática no Ultec School


