PPGEDU
Daniel Mato faz conferência na abertura de seminário na Ulbra
Exposições e minicursos estão na programação do evento
Teve início, nessa segunda-feira, 12 de junho, na Ulbra Canoas, o 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e o 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE). Tendo como tema Políticas do Ressentimento, do Medo e da Raiva: reverberações na educação, os seminários foram realizados em parceria pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra e pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ufrgs. A conferência que abriu o evento foi conduzida pelo doutor em Ciências Sociais, Daniel Mato.
Na abertura das atividades, a coordenadora do PPGEDU da Ulbra, Iara Bonin, argumentou que o 7º SBECE e o 4º SIECE têm uma característica especial por serem os únicos seminários no Brasil dedicados especificamente ao tema dos estudos culturais. "Desde 2004 que discutimos diversos temas que constituem-se em expressões do campo da educação em articulação com o campo da cultura. Neste ano, o encontro investe na discussão das políticas do ressentimento, do medo e da raiva e suas reverberações na educação", explicou Iara. Ao parabenizar os organizadores do evento pela escolha da temática, o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, argumentou que a própria Instituição precisa fazer questionamentos a respeito do cenário atual que existe no mundo. "É muito importante que no âmbito acadêmico possamos olhar os estudos ligados à educação sob diferentes aspectos, visões e percepções, pois vivemos um momento da história em que a sociedade parece estar meio perdida e sem referências", salientou Ziemer.
Para mediar a conferência de Daniel de Mato, foi convidado o vice-reitor da Universidade, Ricardo Willy Rieth, que enalteceu a temática do encontro, por sua relevância, mas também por ser um assunto bastante atual. "O tema debatido pode ser verificado em situações de terrorismo, de intolerância entre diferentes grupos étnicos, na incapacidade de conviver com o que é diferente, tanto em termos culturais como étnicos", salientou Rieth. O conferencista abordou a relação existente entre as diferentes culturas e de que forma é possível chegar a um consenso mínimo de formas de convivência entre os diferentes no mundo de hoje. Também estiveram presentes ao semininário o Pró-reitor Acadêmico da Instituição, Pedro Antônio González Hernández; e o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufrgs, Luis Henrique Sacchi dos Santos, além de professores do PPGEDU e colaboradores da Instituição.
Além de promover conferências, os seminários SBECE e SIECE seguem com a realização de exposições, minicursos, programações culturais, apresentações de trabalhos, lançamento de livros e sessão de autógrafos até quarta-feira à noite, 14 de junho, no campus Canoas. Confira a programação http://www.sbece.com.br/programacao.
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo






