06/07/2009 14:52
- ULBRA CANOAS
Um dos principais biólogos do país conta sua história
Matzenbacher é uma figura rara e com um baú de histórias para contar. Foi piloto, conheceu o mundo de cima. Pensou em ser médico, mas acabou, lá no final dos anos 60, quando ainda pilotava, optando por História Natural. Cursou na PUC. Em 1974, iniciou o mestrado na UFRGS e, em 1977 deixou a pilotagem e inicia uma nova vida, professor universitário. De lá pra cá foram só descobertas. Descobriu espécies, identificou outras, publicou todas. É referência na botânica e um dos principais pesquisadores na área.
Nelson Ivo Matzenbacher vive a pesquisa, o meio ambiente e a botânica. É proprietário da Fazenda São Maximiano, em Guaíba. Os 58 hectares herdados da família, multiplicaram. Adquiriu, aos poucos, áreas vizinhas e hoje são 161 hectares voltados à pesquisa. Lá Matzenbacher recebe alunos e pesquisadores de vários países e afirma que a "Fazenda" oferece uma grande biodiversidade de espécies por ser uma área de convergência de várias regiões. "Sempre se acha uma espécie nova por lá", diz e destaca que cerca de 700 já foram catalogadas.
Nelson Ivo Matzenbacher participou da 1ª Jornada de Estudos em Palinologia da ULBRA a convite da coordenadora do Laboratório de Palinologia, Soraia Girardi Bauermann.
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo



