EXPOULBRA
Oficina da Saúde Coletiva discute cuidados com o bebê
Encontro que integra EXPOULBRA orienta pais e educadores
Uma oficina sobre Hábito do Sono e Alimentação do Bebê foi realizada na manhã de quinta-feira, 08.11, na ULBRA Canoas, dentro das atividades da EXPOULBRA. A professora do curso de Fisioterapia, e mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), Agnes Ivana Koetz Aloísio, fez uma abordagem sobre o tema que escolheu como projeto para sua dissertação.
Ela explica que a proposta é contribuir para a diminuição de problemas respiratórios e pulmonares de bebês de até um ano de idade. Segundo Agnes, após o estudo completo, o projeto poderá ser trabalhado em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
A mestranda alerta que, em muitos casos, as crianças apresentam doenças respiratórias em função da aspiração do leite, que pode causar refluxo, por serem alimentados e colocados para dormir na posição errada. “É preciso que os pais e educadores infantis tenham essas informações”, argumenta Agnes. Ela lembra que o sono na posição incorreta também dificulta a respiração do bebê.
Durante a palestra, o público recebe orientações sobre a importância da amamentação no peito, as formas de prevenção das doenças respiratórias, cuidando a posição mais indicada, e outros hábitos que podem ser modificados.
O trabalho é resultado da observação de crianças atendidas no Posto de Saúde da Vila Cerne, em Canoas, onde os cursos da área da saúde da ULBRA desenvolvem atividades de estágio.
Agnes tem especializações na área de saúde e é docente na ULBRA Canoas há 13 anos. Ela iniciou o mestrado este ano e deve apresentar o projeto até o final de novembro, sob a orientação da professora Cláudia Szobot.
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo


