2º Simpósio PPGBIOSAÚDE
Semana foi de debates no Simpósio do PPGBIOSAÚDE
Encontro reuniu pesquisadores e estudantes na ULBRA Canoas
Encerrou-se na quinta-feira, 10.01, o 2º Simpósio em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBIOSAÚDE) da ULBRA Canoas. Foram quatro dias de palestras e debates sobre Evolução Humana, Genética de Doenças Humanas, Bioética e Biossegurança e a Caracterização Molecular de Microorganismos.
Na primeira noite do evento os participantes assistiram a um vídeo sobre o Instituto Nacional de Genética Médica Populacional, apresentado e discutido pela professora e integrante do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS, Laura Banach Jardim. Após, a pesquisadora da UFRGS, Maria Cátira Bortolini, falou sobre Vestígios do Passado: A Evolução Humana contada através dos Marcadores Genéticos.
Na terça-feira, 08.01, a professora da ULBRA e da UFRGS, Themis Reverbel da Silveira, falou sobre Doença Celíaca e seus Componentes Genético e Ambiental. Também professora da UFRGS, Ida Schwartz palestrou sobre A doença de Gaucher como Modelo para Tratamento de Doenças Genéticas. A pesquisadora da ULBRA, Andréa Regner apresentou estudo sobre Alterações Celulares em Doenças Críticas.
Já no terceiro dia do evento, 09.01, o tema tratado foi Biotecnologia e Biossegurança. A primeira palestra, Ética na Pesquisa e a Nova Legislação Brasileira para Controle da Experimentação Animal, foi ministrada pela pesquisadora da PUCRS, Luisa Macedo de Braga. A professora da UFRGS, Maria Helena Zanettini, falou sobre Biotecnologia e Biossegurança: Porque Plantas Transgênicas são Reguladas, e a coordenadora do PPGBIOSAÚDE da ULBRA, Nance Beyer Nardi, encerrou as palestras do dia falando sobre Ética na Ciência.
O último dia do Simpósio teve a participação da pesquisadora do LACEN/RS, Tatiana Schäffer Gregianini, que apresentou estudo sobre a Prevalência de Metapneumovírus Humano em Amostras Suspeitas de Influenza H1N1 pdm09’ no RS. HIV: De Onde Veio e Para Onde Vai? foi o tema apresentado pelo doutorando da UFRGS, Dennis Maletich Junqueira. O professor da ULBRA, Nilo Ikuta, encerrou o evento com a apresentação dos estudos sobre Caracterização Molecular de Influenza H1N1 pdm09’ Resistentes a Inibidores de Neuramimidase no Brasil.
Notícias relacionadas
-
28
JANINSTITUCIONAL Vice-prefeita de Guaíba visita a Ulbra e conhece estúdios da Universidade -
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado
Últimas notícias
-
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo -
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida





