31/03/2010 14:30
- ULBRA CANOAS
Jogos Indígenas em Aula Inaugural
Kassius explica que os jogos servem como aproximação entre os diferentes povos e também para buscar a identidade do Brasil. Segundo ele, no início houve dificuldades em decidir quais seriam as modalidades, já que cada etnia tem seus jogos específicos, o que soma mais de 50. São disputadas provas de arco e flecha, lança, corrida com troncos e muito mais.
Os jogos, que ocorrem a cada dois anos, chegam a reunir quase 1.500 índios que participam das atividades e um público superior a cinco mil pessoas. "Quando se conhece uma etnia deve-se lembrar que ela não representa todas. Os ritos, costumes, espiritualidade e cultura são muito diferentes, mesmo que todos sejam indígenas", explica Kassius.
Para Henrique, esta foi uma das experiências mais impressionantes que pode conviver e presenciar. "É muito satisfatório participar de algo junto a povos totalmente diferentes do que costumamos ver e ser. E o melhor é ver isso tudo relacionado ao grande fenômeno chamado esporte", afirma.
Kassius e Henrique ainda contaram aos alunos curiosidades sobre o evento, a organização, as culturas que presenciaram, e diferenças no clima e nos locais onde foram realizados os jogos.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo -
15
JANFORMAÇÃO CORPORATIVA Ulbra passa a oferecer Educação Executiva para empresas



