07/04/2010 12:37
- ULBRA CANOAS
Com as mãos na história de um clube

Foram três meses de trabalho para que mais de 850kg de barro, 500kg de gesso e 100kg de resina se transformassem em quatro ícones do Sport Club Internacional. As estátuas em tamanho natural de Tesourinha, Carlitos, Figueroa e Manga estão expostas no museu inaugurado esta semana em comemoração ao aniversário de 101 anos do clube, na capital gaúcha.
Em janeiro começaram os estudos em software 3D para verificar a posição, espaço e tamanho de cada jogador. "Foi uma escola em tempo intensivo. Aprendemos e desenvolvemos muitas técnicas em pouco tempo", explica Nico.
Depois da análise de anatomia, era a hora de literalmente colocar a mão na massa. Em cima de um esqueleto de arame, com a posição que cada jogador deveria ficar, foi modelado o barro, que por sua vez foi coberto com gesso. Depois de seco, cada parte é desmontada, limpa e laminada com resina e fibra de vidro. Foram quase doze horas de trabalho por dia para que tudo ficasse pronto. "Para nós era mesmo uma diversão. Nós fizemos porque gostamos muito disso", comenta o professor.
Para Nico o 3D, possibilitado pela escultura, é muito mais envolvente para o espectador, que se sente envolvido na obra. "Assim, os visitantes do museu poderão relembrar os sentimentos vividos na época em que os craques jogaram", explica.
Agora, todo o conhecimento adquirido nos três meses de trabalho será levado para a sala de aula, onde Nico ministra as disciplinas de Fotografia, Cerâmica e, é claro, Escultura.
Notícias relacionadas
-
23
MAIRECONHECIMENTO Emoção durante homenagem da Ulbra a voluntários da enchente -
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
07
MAIIntegração Oficinas levam universo dos cursos EAD da Ulbra a alunos de ensino médio