12/03/2009 13:47
- ULBRA CANOAS
Design de Interiores Recepciona Calouros

A coordenação do curso superior de Design de Interiores foi ao encontro de seus novos alunos. Para dar boas-vindas aos "novos-futuros-designers", a coordenadora Rosane Machado visitou a turma de Introdução e apresentou uma abordagem do mercado e o futuro da profissão. A coordenadora Rosane Machado explicou, entre outros assuntos, as características da graduação e as tendências de mercado.
Segundo a professora, nesse primeiro contato com os calouros foram apresentados o funcionamento do curso, os horários, o sistema de avaliação, a grade curricular e os conteúdos pertinentes a todas as disciplinas. "Além disso, falamos sobre a avaliação do MEC e o reconhecimento, a prova do Enem e o vínculo com a ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores). Também esclarecemos ao ingressante o que é e o que compreende o conjunto de atribuições do Designer de Interiores", afirma.
A maior dúvida dos ingressantes, de acordo com a coordenadora, é sobre a modalidade da graduação. "Esclarecemos que é um Curso Superior de Tecnologia e não um curso técnico", diz Rosane. O curso tem duração de 768 horas (aproximadamente dois anos e meio ou cinco semestres) e forma profissionais para trabalhar em empresas de design e decoração, escritórios de arquitetura, galerias de arte e autônomos para elaboração de projetos, pesquisas e desenvolvimento de produtos.
O Design de Interiores tem boas perspectivas de mercado. Segundo Rosane, a tendência de momento no setor é a utilização de produtos sustentáveis e a preocupação com o ciclo do produto, desde a concepção e a utilização até o descarte (como a natureza vai absorver este produto). "A tendência é a utilização de materiais naturais como: casca e fibras de coco, osso, madeira de demolição, couro de peixes, fibras de algodão, rami e linho", explica Rosane. Criatividade é um dos requisitos para quem deseja se dar bem nessa profissão.
Notícias relacionadas
-
12
MAIENSINO NA PRÁTICA Ulbra começa a atender pacientes de Esteio pelo SUS -
07
MAINota oficial da Ulbra Cremers revoga interdição ética do Hospital Universitário da Ulbra -
07
MAIIntegração Oficinas levam universo dos cursos EAD da Ulbra a alunos de ensino médio -
06
MAIEM BUSCA DE SOLUÇÃO Ulbra solicita ao CFM apuração sobre ato de interdição do HU