14/05/2010 15:18
- ULBRA CANOAS
ULBRA presente no Banco de Resíduos
Professora do PPGEAM integra fórum da FIERGS
A professora do PPGEAM, Flávia Schenato, representa a ULBRA no fórum de discussões sobre projetos de pesquisa, chamado Banco de Resíduos, iniciativa integrante do projeto Bancos Sociais, coordenada pela Federação das Indústrias do RS (FIERGS). Flávia explica que uma das linhas de estudos da proposta está ligada à gestão de resíduos, que pretende disseminar alternativas para o destino útil dos dejetos oriundos da indústria, comércio e residências.
Segundo Flávia, o Banco contribui e gera resultados concretos não somente para a divulgação de tecnologia de utilização de resíduos como também para a preservação do meio ambiente, geração de renda e para o desenvolvimento econômico do Estado. "O Banco oferece ainda importante ferramenta de âmbito nacional que é a Bolsa de Reciclável, onde qualquer empresa pode gratuitamente trocar, comprar e vender resíduos", esclarece Flávia.
A professora comenta que a Bolsa já soma mais de 6 mil e 700 empresas cadastradas com produtos passíveis de comercialização. Flávia esclarece que o conselho do Banco de Resíduos reúne-se mensalmente na Fiergs abordando temas ligados às novas tecnologias e utilização de resíduos como ocorreu no dia 26 de abril, quando o SENAI Couro apresentou sua potencialidade de apoio à indústria química e o reuso do óleo de sejoa como engraxante de couros.
Professora da ULBRA há quase uma década, Flávia iniciou no curso de Biologia e em 2004 migrou para a Engenharia Ambiental e, em 2005, passou a lecionar também para o PPGEAM. Ela comenta que para a Instituição é muito importante estar representada no Banco, pois a capacitação de recursos humanos na área de resíduos, na sua opinião, é fundamental. "A ULBRA tem muito a contribuir com a experiência de seus alunos e professores", ressalta.
Notícias relacionadas
-
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão -
22
JANVERÃO COM A ULBRA Ulbra leva atrações ao litoral norte neste sábado -
21
JANAGENDA ABERTA Ulbra inicia visitas guiadas ao Cavalo Caramelo
Últimas notícias
-
20
JANPRESIDENTE Carlos Melke: o líder visionário que impulsiona a Ulbra -
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo


