08/06/2010 18:37
- ULBRA CANOAS
Teste Cego movimenta disciplina de Administração de Marketing

O teste consiste em um tipo de pesquisa de Marketing, onde o aluno pesquisado avalia diversas características de produtos alimentícios ou bebidas não-alcoólicas, sem saber quais marcas estão sendo degustadas. Ao final, o consumidor voluntário deverá avaliar características dos produtos degustados, e também deve tentar identificar as marcas das amostras experimentadas.
Com o resultado desta pesquisa, as empresas são capazes de avaliar as melhorias necessárias aos seus produtos, identificar como o consumidor avalia a mercadoria e verificar as suas diferenças frente à concorrência, em termos de produto.
Orientações de sala de aula para realizar o Teste Cego:
- Cada grupo deverá trazer no mínimo três diferentes marcas de produtos da sua categoria, para serem degustadas;
- O consumidor não pode identificar as marcas que estão sendo degustadas, portanto sugere-se que as embalagens originais não sejam trazidas para a sala de aula, a marca deve estar disfarçada de alguma forma;
- Os produtos deverão ser cortados em pedaços para a degustação (no caso de alimentos), ou servidos em pequenos copos (no caso de bebidas);
- É interessante oferecer um neutralizador (água) entre a degustação de uma marca e outra, ou seja, algo que possa limpar o paladar do consumidor.
- Cada pessoa que realizar a degustação deverá responder ao questionário elaborado pelo grupo;
- O grupo deverá coletar o número mínimo de 30 questionários, respondidos por consumidores diferentes. Estes consumidores podem ser os colegas da turma (pertencentes a outros grupos), professores, colegas de outras turmas, funcionários, etc.
- Os questionários preenchidos deverão ser levados pelos alunos, que devem tabular os resultados obtidos e apresentar aos colegas em data posterior, juntamente com outras informações mercadológicas sobre os produtos pesquisados.
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