PPGBIOSAÚDE
Aluna de Pós-graduação é premiada em Congresso Toxin-Latin
Pesquisa abordou os malefícios de agrotóxicos no DNA
A aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBIOSAÚDE) da ULBRA, Vivian Francília da Silva Kahl, recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de Toxicologia Ocupacional no Congresso Toxin-Latin, realizado em abril na UFRGS. O estudo, orientado pelos professores doutores Juliana da Silva e Daniel Simon, avaliou os riscos do uso de agrotóxicos nas lavouras de fumo para a saúde dos trabalhadores.
A pesquisa de Vivian identificou que o contato com os produtos tóxicos utilizados para combater as pestes nas plantações podem levar a mudanças na estrutura do DNA dos agricultores, ocasionando o envelhecimento precoce e a sensibilidade a outras doenças. O trabalho concorreu com pesquisas de outros 22 países.
Segundo Vivian, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de fumo do País, e a exposição dos trabalhadores à grande quantidade de pesticidas usados nas plantações estimulou a pesquisa. Foram dois anos entre trabalho de campo, coleta de dados e análise. O objetivo do estudo é buscar alternativas e soluções de trabalho para os profissionais da área.
Para ela, o prêmio valoriza a área de pesquisa da Universidade e demonstra que a ciência no País está no mesmo nível em comparação com outros países.
Notícias relacionadas
-
30
JANMÚSICA E INOVAÇÃO Grupo do Bola lança teaser do projeto "Rolezinho", gravado na Ulbra -
28
JANINSTITUCIONAL Vice-prefeita de Guaíba visita a Ulbra e conhece estúdios da Universidade -
27
JANULBRA NO EXTERIOR Acadêmica de Medicina da Ulbra participa de programa na Itália -
26
JANLITORAL NORTE Ulbra marca presença no Paleta Atlântida e na Casa de Verão


