Chile
ULBRA leva pesquisadora ao Chile
Mudanças climáticas na América do Sul é tema de congresso
A Associação Latino-americana de Palinologia e Paleobotânica (ALPP) selecionou 20 pesquisadores de todo o mundo para a realização do curso Climatologia da América do Sul e Reconstruções Climáticas Quantitativas de Alta Resolução em Paleoecologia. O Brasil terá apenas dois representantes, entre eles a pesquisadora do Laboratório de Palinologia da ULBRA, Andréia Evaldt.
Após a inscrição no evento, a ALPP avaliou currículos e cartas de intenção para realizar a seleção. O evento será realizado na Universidade Austral do Chile, em Valdívia, de 23 a 27.10 e terá a presença de duas personalidades da área: John Birks (EUA) e René Garreaud (Chile). “Eles vão ensinar a utilizar um novo software que analisa mudanças climáticas. Após o treinamento, vamos receber uma cópia e licença do software para utilizarmos em nossas pesquisas”, explica Andréia.
Cada pesquisador levará suas pesquisas para ser apresentado, analisado e avaliado por todos. “Hoje, nós sabemos o que havia no passado de 200 milhões de anos, mas não podemos quantificar. Esse novo software vem para suprir essa necessidade”, afirma.
Local
Valdívia, no Chile, foi especialmente escolhida para a realização do curso. A cidade foi devastada em 1960, após passar por um terremoto que desencadeou um maremoto e reativou vulcões. A região, que fica próxima da Patagônia e Antártica, também sofre com os efeitos do degelo polar. “A cidade foi completamente reconstruída e é uma referência para os estudos de mudanças climáticas”, explica Andréia Evaldt.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
JANINOVAÇÃO Comunicação e relações institucionais aproximam a Ulbra da sociedade -
19
JANULBRA NA PRAIA Campeonato de futmesa movimenta a Casa de Verão da Ulbra em Atlântida -
15
JANSÍMBOLO DE ESPERANÇA Ulbra Canoas abre visitação ao Cavalo Caramelo -
15
JANFORMAÇÃO CORPORATIVA Ulbra passa a oferecer Educação Executiva para empresas


