Elizângela Maliszewski
Prêmio inédito de Jornalismo para o estado é conquistado pela ULBRA
Acadêmica Elizângela Maliszewski vence o 2º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

No total, 110 trabalhos de vários estados brasileiros concorreram ao prêmio em 2010, quase o triplo de inscrições em relação a 2009. Com a temática "Direito à justiça e direito à vida", os candidatos elaboraram um projeto de pauta livre, e o júri, composto por jornalistas renomados, avaliou os trabalhos através de parecer cego, ou seja, sem saber a qual aluno pertencia cada trabalho.
A acadêmica elaborou um projeto de reportagem especial para televisão, com tempo entre 5 e 10 minutos que mostra como uma simples atitude pode mudar a vida de todo um segmento social. Com o título "Uma causa, um gesto, um direito conquistado", ela conta a história de Lurdes Vanilda Chemello Faviero, uma gaúcha que conseguiu incluir um inciso na Constituição Federal de 1988, garantindo um salário mínimo mensal a deficientes e idosos carentes. "Quero mostrar como é possível uma pessoa simples e comum fazer a diferença na sociedade, sem necessidade de muito dinheiro. Vou retratar a boa vontade e determinismo da minha personagem central em busca de seus objetivos", explica a acadêmica.
O trabalho de Elizângela, a partir deste case, faz um paralelo entre a iniciativa de Lurdes e de como está a situação social dos deficientes, buscando mostrar que aos poucos a sociedade está aprendendo a conviver com as pessoas que necessitam de atenção especial.
O coordenador do curso de Comunicação Social Jornalismo, Deivison Campos, salienta a importância de participar e receber estas premiações: "Para o aluno que está em busca de um lugar no mercado, ter em seu currículo este diferencial é de extrema relevância perante aos demais, pois lhe oportuniza visibilidade. Do mesmo modo que para a Instituição é satisfatório estar presente na orientação dos nossos acadêmicos em atividades como estas".
A premiação será no dia 25 de outubro, às 19h30, no auditório do TUCA (R. Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo), juntamente com a cerimônia de entrega do 32º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. A aluna Elizângela Maliszewski e o professor Deivison Campos estarão presentes na cerimônia para receber o prêmio.
Notícias relacionadas
-
30
SETCERIMÔNIA DO JALECO DE MEDICINA Um jaleco, um sonho profissional e um lugar especial -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado
Últimas notícias
-
02
OUTPPGProSaúde Professora do PPG da Ulbra tem três trabalhos premiados em congresso -
30
SETCultura Clássicos Inesquecíveis no concerto da orquestra no Farol Santander -
29
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Argentina é campeã 2023 dos jogos internacionais escolares -
29
SETUlbratech Conecta Empreendedorismo feminino é pauta do 14º Sarau das Nações