ENSINO DE QUALIDADE 14/02/2025 17:04
Rede de Escolas da Ulbra se prepara para o início do ano letivo
Formação Pedagógica apresenta Eixo Norteador e uso correto da tecnologia

A Rede de Escolas da Ulbra está em contagem regressiva para o início das aulas, que acontece na próxima segunda-feira (17/2). A Formação Pedagógica deste ano reuniu diretores e professores dos colégios São Pedro, Cristo Redentor, Martinho Lutero, São Lucas e São João para apresentar o Eixo Norteador, que traz como tema "Oportunidades para transformar histórias". A proposta visa não apenas reforçar os pilares educacionais, mas também explorar métodos de ensino que promovam a inovação e tornem o aprendizado mais dinâmico.
Como é tradição, as Unidades de Educação Básica definem anualmente um Eixo Norteador que orienta todas as atividades e projetos pedagógicos ao longo do período letivo. Em 2025, além de ressaltar as transformações que a aprendizagem pode proporcionar, também será enfatizada a importância do uso responsável das tecnologias.
De acordo com a superintendente de Ensino Básico da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carin Kuchenbecker, é fundamental incentivar uma postura ética e equilibrada diante dos avanços digitais, fomentando debates sobre a utilização consciente das ferramentas tecnológicas tanto dentro quanto fora da sala de aula. "Essa atividade é essencial para os nossos professores. A ideia é que eles estejam prontos para acolher os nossos alunos com entusiasmo, levando ideias e conhecimentos que impactem positivamente a vida de cada um deles", ressalta Carin.
Uso responsável da tecnologia
Um dos pontos centrais da Formação Pedagógica abordou o uso responsável dos dispositivos digitais, com destaque para a proibição da utilização de celulares em sala de aula. A medida objetiva não só evitar distrações, mas também incentivar os alunos a estabelecerem uma relação mais produtiva e saudável com esses recursos.
Conforme a gerente de Políticas Pedagógicas, Núrfis Vargas, a tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas que deve ser usada de forma a complementar, e não substituir, a interação humana e a construção de conhecimentos. Por isso, de acordo com ela, o tema do ano pretende ampliar as oportunidades de transformação por meio de um aprendizado mais consciente.
"A medida de proibir o uso de celulares nas salas de aula será acompanhada de uma série de atividades que incentivam os estudantes a explorar o mundo digital de maneira crítica e construtiva, desenvolvendo um olhar crítico. Queremos que nossos alunos compreendam a tecnologia como uma aliada, mas que saibam fazer a utilização correta dela, especialmente no contexto escolar, onde a troca de experiências e o foco no conteúdo são fundamentais", conclui Núrfis.
Transformando histórias
Conforme o diretor do Colégio Ulbra São Lucas, Éverton Vargas, o ano começa com grandes desafios. Entre as novidades, estão a mudança dos materiais didáticos e a implementação do programa socioemocional Líder Em Mim, que impulsiona mudanças comportamentais em educadores, crianças e adolescentes.
"Nossa principal missão é mudar vidas através da educação, oferecendo um ensino humanizado e inclusivo. A oportunidade de transformar histórias é mais que um Eixo Norteador, é uma ação contínua da Rede de Escolas da Ulbra, que busca impactar pessoas, fortalecer comunidades e construir um futuro promissor para todos", destaca Vargas.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação da Ulbra
-
CONVIVÊNCIA REAL Alunos vivem novos momentos de conexão durante os recreios
-
EDUCAÇÃO Rede de Escolas da Ulbra inicia a jornada pedagógica de 2025
-
EMPREENDEDORISMO NO ENSINO Colégio Ulbra São Lucas inova curso de informática com foco em IA
-
RECONHECIMENTO Professora do Colégio São Pedro é finalista do Prêmio Educação RS
- « Ver mais
