Agosto Cultural
Exposição de fotos suspensas sobre a Cultura Indígena
Exposição de fotos indígenas
A programação do Agosto Cultural movimentou a quarta-feira (23) com exposição de fotos desenvolvida pelos cursos de Enfermagem e Psicologia.
A Exposição de Fotos Suspensas sobre a Cultura Indígena estava dividia em duas partes:
Exposição de fotos da Cultura de Comunidades Indígenas
Com a orientação dos professores Aderlaine Sabino e Wagner Monteiro, os acadêmicos do curso de Enfermagem desenvolveram uma pesquisa bibliográfica sobre comunidades Indígenas.
As fotos demonstravam os rituais e costumes das tribos: Mundurukus, Yanomami, Tukano e Ticuna. Participaram da atividade de extensão: Christian Barros, Edmar Viegas, Filipe Barbosa, Elizabeth Tomé, Josilene Rocha, Maria Hozanilce, Maria Costa, Silmara Menezes e Rosilene Chaves.
Exposição de Fotos da Tribo Sateré Mawé
A equipe de acadêmicos do curso de psicologia, orientada pelo professor Thiago Silva, desenvolveram uma exposição sobre o cotidiano da Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawé (AMISM), localizado no bairro da Compensa.
A atividade que faz parte da programação do Agosto Cultural, contou com a participação dos alunos: Erik Oliveira, Estevão Freitas, Gleycinara Maciel, Juliana Moreli, Janice Maquiné e Larissa Assayag. Durante a visita, além de pesquisa de campo o grupo também fez um registro das atividades dentro da associação.
"A visita foi interessante, pois apesar da tribo estar inserida na cidade, ainda preserva a cultura do ritual da tucandeira, comidas e remédios. Como acadêmico e fotógrafo, essa oportunidade agregou um novo conhecimento cultural e marcou o início da minha vida acadêmica," relatou o fotógrafo do grupo de acadêmicos, Estevão Freitas.
Durante o evento, o público também conheceu o artesanato e algumas plantas que fazem parte da cultura Sateré Mawé.
Além da Exposição de fotos, "Varal de Poesias" e apresentação do Grupo Musical "Amazônia Sem Limites" também estavam na programação de mais uma quarta-feira do Agosto Cultura.
Notícias relacionadas
-
27
JANParcerias institucionais Reitora da Ulbra reúne com diretoria da AM Energia -
21
JANENGENHARIA QUÍMICA Shampoo com castanha do Brasil criado na ULBRA é publicado fora do país -
20
JANEnsino e Pesquisa Curso de Eng. Ambiental da ULBRA Manaus lança livro sobre sustentabilidade -
16
JANEngenheira desde 1984, Fátima Professora da ULBRA Manaus toma posse como Diretora do CREA-AM
Últimas notícias
-
16
JANFormação em saúde Coordenadora de enfermagem da Ulbra é destaque em podcast no AM -
12
JANIntercâmbio técnico Coordenador da Eng Ambiental da Ulbra Manaus realiza visita técnica nos EUA -
23
DEZColação de Grau Ulbra Manaus realiza última formatura de 2025 -
22
DEZGestão Acadêmica Conselho Superior realiza última reunião de 2025


