1º dia de evento
XI Mostra Científica dos Cursos do CEULM/ULBRA
Apresentação de TCCs, minicursos e palestras
A XI Mostra Científica dos Cursos do CEULM/ULBRA, - "Ciência para a redução das desigualdades" contou com palestras, minicursos e apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) envolvendo coordenadores, professores e acadêmicos da Ulbra Manaus, expositores parceiros e participantes de outras Instituições de ensino superior.
As apresentações de TCCs realizadas na área de convivência demonstrou a variedade de temas transformados em pesquisas e produtos científicas. Entre os temas apresentados estavam:
Direito: Licitação na modalidade pregão eletrônico ou presencial: uma abordagem crítica;
Direito: Construção da aprendizagem: a inclusão do direito nas escolas públicas;
Direito: Guarda compartilhada dos filhos: vantagens e desvantagens;
Psicologia: Indígenas Universitários: um estudo no contexto amazônico;
Engenharia Química: Reator Anaróbio de baixo custo: tratamento de esgotos domésticos;
Enfermagem: Aceita ou reprimida a sexualidade na terceira idade?;
Engenharia elétrica: Bancada de acionamento de máquinas elétricas para o ensino da engenharia;
Engenharia elétrica: Materiais isolantes de uso industrial mais frequente aplicados na engenharia elétrica;
Enfermagem: Reações dos profissionais da saúde frentes ao brincar e a musicoterapia: vivência acadêmica em ação extensionista;
Engenharia e Arquitetura: Impressora 3D com arduíno tipo reprap.
Entre os trabalhos de pesquisa apresentados, engenhocas desenvolvidas através de aulas práticas ganharam destaque durante a Mostra Científica, entre elas: Impressora 3, Tratamento de esgoto doméstico, Robô Mecânico e Bancada de acionamento elétrico.
Os expositores que participaram do evento: World Study, Acermaple, Egali Intercâmbio, Sol Camps, Projeto Tocando em Frente - Horta Cidadã e Mistake Camiseteria.
DESTAQUES DO EVENTO
- Participações Internacional e Nacional
Representantes da Pontífica Universidade Católica de Valparaíso no Chile: professoras Fabíola Monteconrado e Javiera Pérez
Dr. Luis Renato Vedonato, integrante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em São Paulo.
- Participações especiais
Ex-professor da Ulbra Manaus, Promotor de Justiça Vitor Moreira Fonseca;
Egresso do cursos de Logística, José Araújo;
Professores da UFAM, Dorinethe Bentes e Davi Avelino;
- Lançamento de Cartilha
Uma turma de acadêmicos do curso de Direito, orientada pela professora Rossicleide Brandão, desenvolveu uma Cartilha sobre Processo de Habilitação do Casamento, assunto que faz parte da disciplina de Direito Civil V - Família.
- Lançamento do Projeto PAR
O curso de Direito tornou público o Programa de Apoio ao Refugiado, que tem a finalidade de auxiliar os venezuelanos no desenvolvimento de suas habilidades através de aulas de língua portuguesa. Além de buscar parcerias com empresas para oferecer oportunidades de emprego.
- Projeto Tocando em Frente e Horta Cidadã
Venda de muda de plantas do Projeto de inclusão social que há 15 anos desenvolve um trabalho sustentável com adolescentes infratores. As plantas cultivadas pelos participantes são vendidas em eventos e a verba é utilizada para a assistência da entidade sem fins lucrativos.
Notícias relacionadas
-
14
AGOPALAVRA DO PRESIDENTE Um legado que atravessa gerações -
13
AGOPRESENÇA Presidente da Ulbra percorre unidades e fortalece diálogo -
06
AGOCRIAÇÃO DE OBSERVATÓRIO DE DADOS Congresso da Famurs celebra parceria entre Ulbra e municípios -
05
AGOCorrida na ULBRA ULBRA Manaus deve receber 8 mil pessoas no 'Corre de Quinta' do dia 6/8
Últimas notícias
-
05
AGODIÁLOGO Presidente da Ulbra recebe visita institucional do ex-ministro Carlos Marun -
03
AGOPALAVRA DO PRESIDENTE Construindo o futuro da Ulbra -
30
JULINGRESSO Vestibular Ulbra 2026/2 está com inscrições abertas para mais de 50 cursos -
27
JULINSTITUIÇÃO DE ENSINO Ulbra consolida retomada com educação, investimentos e múltiplos projetos







