Na Bahia
Acadêmicos de Engenharia representam o AM no 63º Congresso de Química
Estudantes também têm a oportunidade de participar de oficinas e painéis
Entre os dias 5 e 8 de novembro, acadêmicos de Engenharia Química do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) participam do 63º Congresso Brasileiro de Química, em Salvador, Bahia. O evento reúne profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o país, promove um espaço para discutir avanços e desafios no campo da Química, bem como fomenta a troca de conhecimentos e experiências entre participantes de diversas regiões.
Os acadêmicos Katiana Costa, Chaiely Gomes, Sávio Sarkis, Bruno Gonçalves, Fábio Goés e Pedro Henrique Dias apresentam projetos desenvolvidos ao longo de sua formação, como "O pH do que Consumimos e Utilizamos - Estudo Qualitativo", "Avaliação do Teor de Ácido Acético no Vinagre de Álcool Comercializado em Manaus pelo Método Titulométrico" e "Obtenção de Extratos de Canela (Cinnamomum verum), Alfazema (Lavandula angustifolia) e Cravinho (Syzygium aromaticum) via Extração Sólido-Líquido". Os projetos são orientados pela professora Liliam Gleyce Oliveira, que acompanha os estudantes durante o congresso e participa ativamente das discussões acadêmicas e científicas do evento.
Além das apresentações de seus projetos, os estudantes têm a oportunidade de participar de oficinas práticas e painéis temáticos, atividades que ampliam sua visão sobre a aplicação da Química e proporcionam uma experiência imersiva em diferentes áreas do conhecimento. Essa vivência contribui diretamente para o aprendizado dos futuros engenheiros e para o desenvolvimento de novas habilidades e competências, que poderão ser aplicadas no mercado de trabalho.
A professora Liliam destaca a importância dessa participação para a formação acadêmica e profissional dos alunos, e reforça o papel da Ulbra Manaus na preparação de engenheiros qualificados para o setor químico. "Essa oportunidade não só valoriza o conhecimento dos nossos estudantes, como também projeta o curso de Engenharia Química do Amazonas no cenário nacional", ressalta. Para ela, a presença dos acadêmicos no congresso é uma forma de incentivar a busca constante pelo conhecimento e de conectar a instituição com as mais recentes inovações e discussões da área.
Sob o tema central "Química: O Farol na Descoberta de Novos Horizontes", o 63º Congresso Brasileiro de Química oferece uma plataforma para a divulgação de trabalhos científicos e a troca de experiências entre especialistas da área. A programação do congresso inclui apresentações de pôsteres e comunicações orais, nas quais os participantes compartilham suas pesquisas e debatem inovações diretamente com outros profissionais. Temas de debate exploram questões centrais da Química e suas aplicações, com discussões lideradas por profissionais renomados. Os minicursos, com carga horária de 8 a 9 horas, oferecem aprendizado prático em técnicas avançadas, o que permite aos participantes aperfeiçoar suas habilidades.
Com foco em inovação e pesquisa, os acadêmicos retornam a Manaus com novas perspectivas e ideias que enriquecem ainda mais sua formação. A participação ativa dos alunos no evento reforça o compromisso da Ulbra Manaus com a excelência educacional e a inserção de seus estudantes na comunidade científica e profissional do Brasil, com o objetivo de prepará-los para contribuir com soluções tecnológicas e sustentáveis.
Por fim, vale destacar que o curso de Engenharia Química da Ulbra Manaus é pioneiro e o maior do Amazonas, consolidado como uma referência no estado para a formação de profissionais capacitados a enfrentar os desafios da indústria e da pesquisa. Essa tradição e excelência se reafirmam a cada nova geração de acadêmicos, que, ao participar de eventos como o Congresso Brasileiro de Química, se destacam no cenário nacional e fortalecem o nome da instituição.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2024
Notícias relacionadas
-
14
AGOPALAVRA DO PRESIDENTE Um legado que atravessa gerações -
13
AGOPRESENÇA Presidente da Ulbra percorre unidades e fortalece diálogo -
06
AGOCRIAÇÃO DE OBSERVATÓRIO DE DADOS Congresso da Famurs celebra parceria entre Ulbra e municípios -
05
AGOCorrida na ULBRA ULBRA Manaus deve receber 8 mil pessoas no 'Corre de Quinta' do dia 6/8
Últimas notícias
-
05
AGODIÁLOGO Presidente da Ulbra recebe visita institucional do ex-ministro Carlos Marun -
03
AGOPALAVRA DO PRESIDENTE Construindo o futuro da Ulbra -
30
JULINGRESSO Vestibular Ulbra 2026/2 está com inscrições abertas para mais de 50 cursos -
27
JULINSTITUIÇÃO DE ENSINO Ulbra consolida retomada com educação, investimentos e múltiplos projetos





