Educação interativa
Curso de Enfermagem da ULBRA promove ação com estudantes da rede pública
O evento também contou com a participação lúdica dos Garis da Alegria

Acadêmicos de Enfermagem da ULBRA Manaus, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizaram uma jornada científica para estudantes da Escola Estadual Ângelo Ramazzoti. O evento, intitulado "Econexão: O Verde na Escola de Enfermagem", foi realizado na Escola de Enfermagem do Amazonas e teve como foco a promoção de temas ligados à saúde e sustentabilidade.
A programação, que começou às 8h, recebeu duas turmas de estudantes do 7º ano, que participaram das atividades ao longo do dia. Entre as ações realizadas, destacaram-se os circuitos temáticos, apresentações de trabalhos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), encenações teatrais e uma sala de jogos interativa organizada pela equipe da ULBRA.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem da ULBRA Manaus, Adriane Gama, a iniciativa representa uma oportunidade valiosa para a conscientização dos estudantes sobre o impacto da sustentabilidade na saúde. "Esses momentos permitem aos nossos acadêmicos e aos jovens da rede pública explorarem temas essenciais de forma prática e integrada. É uma maneira de incentivarmos a construção de uma consciência sustentável desde cedo, o que está diretamente ligado à melhoria da atenção básica à saúde e à conscientização ambiental", afirmou.
Na sala de jogos, um enorme tapete dos ODS transformou os estudantes em peças de um tabuleiro humano, onde responderam perguntas sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Um painel dinâmico promoveu o jogo da memória, e um jogo de mesa incentivou a criatividade e o trabalho em equipe dos adolescentes.
A ULBRA também doou mudas de plantas amazônicas aos participantes. A estudante de Enfermagem da ULBRA, Ana Lima, falou sobre a experiência: "Foi incrível participar de uma ação como essa. Levar o conhecimento que estamos adquirindo para alunos mais novos e ainda ver o entusiasmo deles com os temas de saúde e meio ambiente é muito gratificante. Sinto que estamos fazendo a diferença".
O evento foi finalizado com uma roda de conversa, onde os alunos compartilharam suas impressões sobre o dia e debateram a importância da preservação ambiental e dos cuidados com a saúde. O encerramento contou ainda com a participação lúdica dos Garis da Alegria, que interagiram com os estudantes de forma descontraída, reforçando a mensagem de cidadania e sustentabilidade de maneira leve e divertida.
Erick Valente - Jornalista - AM/2024
Notícias relacionadas
-
06
JUNReferência Nacional ULBRA está presente no Junho Ambiental 2025 do IPAAM -
06
JUNEm Manaus Marcelo Ramos e Gustavo Picanço debatem nova Lei Ambiental na ULBRA -
06
JUNEm Manaus Estudantes de Direito da ULBRA recebem homenagem na Câmara Municipal -
05
JUNEm Manaus Acadêmica da ULBRA participa do 18º Congresso Nacional de Medicina
Últimas notícias
-
30
MAIEm Manaus Cerimônia do Jaleco emociona acadêmicos de Enfermagem e Psicologia -
27
MAIReconhecimento nacional Arquiteta formada pela ULBRA Manaus é destaque na CASACOR São Paulo 2025 -
26
MAIEm Manaus ULBRA anuncia Semana de Enfermagem 2025 -
23
MAIRECONHECIMENTO Emoção durante homenagem da Ulbra a voluntários da enchente