Esquenta Expo Ulbra 2025
'Papo Reto' debate inclusão, acessibilidade e transformação social
O evento reuniu grandes nomes do cenário acadêmico e social
Na última quinta-feira (8), o Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA) foi palco do evento "Papo Reto". A iniciativa foi realizada em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA-AM) e fez parte do "Esquenta Expo Ulbra 2025".
O encontro que reuniu grandes nomes do cenário acadêmico e social, proporcionou uma conversa rica sobre temas cruciais como inclusão, direitos humanos, acessibilidade e a transformação social por meio da educação.
Entre os participantes estavam Dr. Luiz Antônio Nascimento (UFAM), Carolina França (Rede Amazônica), Alexey Ribeiro (Presidente da CUFA-AM) e Dylyana Chaar (Fala Empreendedor). Cada um trouxe sua perspectiva sobre os desafios e soluções para garantir um acesso mais equitativo à educação e recursos essenciais, com um foco especial na realidade das comunidades em situação de vulnerabilidade social.
"O Papo Reto é um movimento que, como o próprio nome sugere, busca falar o português de forma clara e direta. Eu sempre costumo dizer que existe um abismo entre a teoria e a prática. E aqui temos a sorte de estar conversando com pessoas que estão na parte teórica e que, em breve, irão transformar isso na prática, no início de um novo objetivo, no início de uma nova sociedade. O Papo Reto traz justamente essa reflexão: ele faz a ponte entre a teoria e a prática, entre o estado e a população, entre as empresas privadas, grandes e pequenas. Nossa missão é promover essa conexão, para que todos tenham a oportunidade de crescer. O nosso objetivo não é ensinar nada a ninguém, mas sim estar juntos, traçando o caminho para uma sociedade melhor, onde todos possam evoluir", afirmou Alexey.
O evento abordou questões fundamentais, como as condições de acessibilidade à educação, a importância de interações mais inclusivas entre acadêmicos e a sociedade, além dos direitos humanos e fundamentais que ainda precisam ser amplamente garantidos. Além disso, o "Papo Reto" destacou a necessidade urgente de se discutir políticas públicas e ações que possibilitem o acesso de todos aos mesmos direitos e oportunidades.
A roda de conversa não só proporcionou momentos para reflexões e troca de experiências, como também atuou como uma preparação para a "Expo ULBRA 2025", que ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio e promete ser uma importante plataforma de aprendizado e inovação.
Por fim, com a presença de importantes figuras e o engajamento de estudantes e membros da comunidade, o encontro se consolidou como um espaço de construção de ideias e perspectivas para um futuro mais inclusivo e transformador.
Jennyfer Lima - Estagiária de Jornalismo - AM/2025
Notícias relacionadas
-
13
MAREM MANAUS Engenharias da ULBRA retomam exposição do Dia Água após 8 anos -
12
MARReconhecimento Acadêmica da ULBRA Manaus é homenageada em evento da Prefeitura de Manaus -
12
MARDia Internacional da Mulher Encontro na ULBRA Manaus destaca protagonismo feminino na universidade -
11
MARDefensoria Pública do Amazonas Reitora da ULBRA Manaus participa da posse do Defensor Público-Geral do AM
Últimas notícias
-
11
MARDia da Mulher Ulbra Manaus marca presença no CREA-AM em celebração ao Dia da Mulher -
10
MARPALAVRA DO PRESIDENTE Educação que transforma -
05
MARInstituição Ulbra Manaus celebra mais um ano de história e formação acadêmica -
03
MARINTEGRAÇÃO ESTUDANTIL Centros Acadêmicos da Ulbra Manaus realizam primeira reunião de 2026


