Tradição Acadêmica
ULBRA REALIZA CERIMÔNIA DO JALECO DA TERCEIRA TURMA DE MEDICINA
Cerimônia celebrou o início da trajetória médica.
Na noite de segunda-feira (13) o curso de Medicina da Ulbra Manaus realizou a Cerimônia do Jaleco, em um momento solene que uniu emoção, tradição e propósito. A celebração marcou o início da trajetória acadêmica de novos estudantes, que deram seus primeiros passos em umas das formações mais exigentes e transformadoras da área da saúde.
A solenidade contou com a presença da Dra. Reitora Maryana Batalha, o coordenador do curso de Medicina, João Abdalla, docentes, familiares e convidados, que acompanharam atentamente o ato simbólico de vestimenta do jaleco branco- um dos momentos mais aguardados por quem escolhe dedicar a vida ao cuidado com outro.
Durante seu discurso, o coordenador Abdalla destacou a responsabilidade que acompanha o uso do jaleco e a importância da formação médica pautada em valores humanos: "Vestir o jaleco é muito mais que um gesto simbólico- é o início de uma trajetória de comprometimento com a vida, com o estudo e com a ética. A medicina exige técnica, mas também sensibilidade e empatia. É isso que buscamos cultivar em cada aluno que inicia sua caminhada conosco", afirmou Abdalla.
A reitora Maryana Batalha também ressaltou a relevância do momento, destacando o papel da universidade na formação integral de de profissionais conscientes e preparados para servir à sociedade: "A Ulbra tem a missão de formar médicos que compreendem a importância da ciência, mas que nunca percam o olhar humano sobre o outro. Cada jaleco entregue aqui representa uma promessa de dedicação, responsabilidade e amor à vida", enfatizou Batalha.
Entre os novos acadêmicos, a emoção foi o sentimento que definiu a noite. Jaqueline Muniz, aluna do curso de medicina, compartilhou a alegria de viver o momento ao lado da família: "Este é um momento muito importante para mim, especialmente porque minha família não é de Manaus e pôde viajar de longe para prestigiar. É gratificante poder estar atuando na Medicina, participando de várias experiências e projetos de extensão em Manaus e fora daqui. Tenho aprendido com professores muito experientes, acolhedores e cuidadosos, o que torna essa jornada ainda mais especial", declarou Muniz.
O acadêmico Mathias Garcia também expressou o sentimento de conquista e gratidão: "Estou muito feliz hoje. A Medicina sempre foi meu sonho desde os 10 anos, e meus pais sempre me apoiaram. Estar aqui, realizando esse sonho, causa uma emoção enorme, ainda mais com minha família presente para viver esse momento tão importante. É muito gratificante e só tenho a agradecer a Deus", afirmou Garcia.
Mais do que uma cerimônia, o evento simbolizou o nascimento de uma vocação. Cada jaleco vestido carrega o peso da responsabilidade e o brilho da esperança em dias melhores, traduzindo a essência da Medicina como ciência e como missão.
A Ulbra Manaus, por meio do curso de Medicina, reafirma seu compromisso com a formação de profissionais éticos, sensíveis e tecnicamente preparados para exercer a Medicina com excelência e humanidade, honrando o valor sagrado da vida.
Tânia Maquiné-Manaus (AM) 2025
Notícias relacionadas
-
02
DEZAtividade extensionista Curso de Eng. Química da ULBRA lança livro sobre polímeros -
02
DEZImperdível Última edição da 'Feira das Cores' chega à Ulbra Manaus -
01
DEZEstágio Supervisionado Curso de Enfermagem realiza apresentação de Estudo de Caso -
01
DEZCelebração acadêmica Centros acadêmicos da Ulbra participam da última reunião de 2025
Últimas notícias
-
28
NOVNovembro Azul Curso de Enfermagem da Ulbra promove ação em empresa de combustíveis -
27
NOVCampanha Novembro Azul Ulbra Manaus promove roda de conversa para colaboradores -
26
NOVGestão Estudantil Nova diretoria assume o Centro Acadêmico de Medicina da ULBRA Manaus -
25
NOVEm Manaus Estudantes de Psicologia reencontram preceptores para avaliação de estágio


