Intercâmbio técnico
Coordenador da Eng Ambiental da Ulbra Manaus realiza visita técnica nos EUA
Visita ao Departamento de Incêndio da Virgínia reforça estratégias no AM
O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA), professor Alan Ferreira, realizou uma visita técnica ao Departamento de Incêndio e Resgate do Condado de Loudoun, na Virgínia (Estados Unidos), com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre estratégias integradas de prevenção, resposta e gestão de incêndios estruturais e florestais.
A atividade permitiu o contato direto com protocolos operacionais, tecnologias aplicadas e modelos de gestão utilizados no enfrentamento de incêndios, além de ações voltadas à prevenção, monitoramento ambiental, capacitação de equipes e integração entre os setores de segurança pública, defesa civil (Department of Emergency Management) e meio ambiente. O intercâmbio técnico contribui para o fortalecimento das práticas acadêmicas e da formação dos futuros engenheiros ambientais e sanitaristas da Ulbra Manaus, especialmente diante dos desafios relacionados às queimadas e aos incêndios naturais ou antrópicos na região amazônica.
Com atuação reconhecida nacionalmente nas áreas de gestão ambiental e prevenção de incêndios florestais, o professor Alan Ferreira desenvolve pesquisas e análises técnicas voltadas à mitigação de impactos ambientais, à conservação dos ecossistemas amazônicos e à proteção da fauna. Em 2025, teve participação no Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado em Cuiabá (MT), além de atuar na linha de frente do caso da 'onça-pintada', resgatada na Amazônia com ampla repercussão nacional, reforçando o papel da engenharia ambiental e sanitária na gestão de riscos ambientais e conflitos socioambientais.
De acordo com o coordenador, a experiência internacional amplia a compreensão sobre soluções tecnológicas e estratégias que podem ser adaptadas à realidade da Amazônia. "A engenharia ambiental e sanitária tem papel essencial na prevenção de queimadas, no planejamento de respostas a incêndios e na redução de impactos ambientais e à saúde pública. O contato com experiências internacionais contribui diretamente para a qualificação da formação acadêmica na Ulbra", destaca.
A iniciativa reforça o compromisso da universidade com a excelência acadêmica e científica, ao incentivar a atualização permanente de seus docentes e o intercâmbio com centros de referência internacionais. Esse movimento fortalece o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e contribui para a formação de profissionais preparados para atuar de forma técnica, ética e estratégica frente aos desafios ambientais contemporâneos da região amazônica.
A atuação do professor Alan Ferreira reafirma o papel da Ulbra como agente ativa na produção de conhecimento aplicado, integrando ensino, pesquisa e práticas internacionais em benefício da sociedade, do meio ambiente e da sustentabilidade regional.
Erick Valente, jorn. 2026/ AM
Notícias relacionadas
-
16
JANEngenheira desde 1984, Fátima Professora da ULBRA Manaus toma posse como Diretora do CREA-AM -
16
JANFormação em saúde Coordenadora de enfermagem da Ulbra é destaque em podcast no AM -
23
DEZColação de Grau Ulbra Manaus realiza última formatura de 2025 -
22
DEZGestão Acadêmica Conselho Superior realiza última reunião de 2025
Últimas notícias
-
22
DEZVida Acadêmica Centros Acadêmicos da Ulbra Manaus promovem CONFRA 2025 -
16
DEZProtagonismo Acadêmico Acadêmica da Ulbra Manaus palestra em congresso internacional na Bahia -
15
DEZReconhecimento Professora da ULBRA é homenageada na Câmara de Manaus pelo dia do Arquiteto -
11
DEZEsporte & Comunidade Copa Evangélica destaca homenagem à Ulbra Manaus na final do campeonato


