Meio Ambiente
Dia do Eng. Ambiental: professores e egressos se reúnem em Manaus
O ato simbólico foi em frente ao teatro Amazonas, cartão postal da capital
Um ato simbólico marcou o Dia do Engenheiro Ambiental, celebrado em 31 de janeiro, reunindo professores, egressos e profissionais da área na escadaria do Teatro Amazonas, um dos principais cartões-postais da capital amazonense.
Há 26 anos, a ULBRA Manaus entrou para a história ao se tornar a primeira universidade do país a implantar o curso de Engenharia Ambiental, escolhendo Manaus --- no coração da Amazônia --- como sede dessa iniciativa pioneira.
Durante a homenagem, os participantes registraram o momento com uma faixa que trazia a mensagem: "Mais que uma profissão, a Engenharia Ambiental é um compromisso com a vida". O encontro simbolizou não apenas a data comemorativa, mas também o impacto social e ambiental da profissão.
Cerca de 90% dos presentes são egressos da ULBRA Manaus, entre eles o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Gustavo Picanço. "Entrei na ULBRA ainda no ensino fundamental e me tornei engenheiro ambiental. Estar aqui hoje é motivo de muita felicidade. Esse ato simboliza o quanto a Engenharia Ambiental é essencial para a história e, principalmente, para o futuro", destacou.
O coordenador do curso de Engenharia Ambiental da ULBRA Manaus, professor e engenheiro Alan Ferreira, reforçou o legado da instituição. "Mesmo após 26 anos, a ULBRA continua formando profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho. Excelência sempre foi e continua sendo a marca da nossa universidade", afirmou.
A programação oficial em alusão ao Dia do Engenheiro Ambiental será divulgada ao longo do dia pela Associação de Engenheiros Ambientais do Amazonas, conforme informou o presidente do IPAAM.
Erick Valente, jornalista- AM/2026.
Notícias relacionadas
-
08
JUNNova Diretoria Alexandre Fonseca toma posse como novo Reitor da ULBRA Manaus -
19
MAIAÇÕES EM TODO PAÍS Maio Solidário mobiliza comunidade da Ulbra -
08
MAIPALAVRA DO PRESIDENTE A força da educação na construção de futuros -
30
ABRAbril Verde Ulbra Manaus promove seminário sobre Segurança e saúde ocupacional





