Combate à violência.
Ulbra Manaus promove diálogo sobre proteção às mulheres
Iniciativa voltada à proteção e conscientização
Nesta quarta-feira (18), foi realizada no Auditório Martinho Lutero, da Ulbra Manaus, a Aula Magna sobre combate e cuidado na proteção às mulheres.
A cerimônia de abertura foi conduzida pelo assessor de comunicação, Erick Valente, que apresentou um vídeo de conscientização sobre o feminicídio. O pastor Sérgio Becker conduziu o devocional. Em seguida, foram apresentados os coordenadores da instituição. A reitora, Dra. Maryana Batalha, agradeceu a presença do público e destacou a relevância do debate. "Gostaria de agradecer a todos os presentes e reforçar que discutir a rede de proteção às mulheres é essencial. Precisamos dar visibilidade a esse tema e fortalecer o acolhimento dentro e fora da universidade", afirmou.
A programação seguiu com a coordenadora de Psicologia, Elizangela Mota, que conduziu a roda de conversa com a delegada, Débora Mafra e com a enfermeira obstetra, Gracimar Fecury. A delegada, Débora Mafra destacou a importância da conscientização e do fortalecimento da rede de proteção. "É muito gratificante estar aqui na Ulbra e ver o interesse dos estudantes em compreender como combater a violência contra a mulher. Mesmo em um período de comemoração, como o Dia da Mulher, precisamos lembrar que essa ainda é uma luta constante, marcada por desafios que precisam ser enfrentados diariamente", enfatizou.
Segundo ela, espaços como a universidade são fundamentais para ampliar o debate e incentivar denúncias. "A universidade é um ambiente essencial para o diálogo. É aqui que as pessoas podem discutir, tirar dúvidas e construir conhecimento. Esse tipo de iniciativa fortalece a rede de proteção e encoraja mais mulheres a buscar ajuda", completou. A enfermeira Gracimar Fecury ressaltou a importância de uma rede de apoio estruturada e do acolhimento qualificado. "Uma mulher não enfrenta isso sozinha. Existe toda uma rede formada por profissionais como médicos, psicólogos e assistentes sociais, que trabalham juntos para acolher e cuidar. Ela precisa saber que não está sozinha e que existem pessoas preparadas para apoiá-la", destacou.
A profissional também chamou atenção para os impactos da violência e a necessidade de preparo no atendimento. "A violência fragiliza o corpo, a mente e a motivação dessa mulher. Por isso, ela precisa de uma rede e, acima de tudo, de profissionais capacitados, que garantam um atendimento humano, ético e responsável", reforçou.
Encerrando o evento, a acadêmica indígena, de Enfermagem Eliza Saterê, fez um posicionamento sobre a importância de dar visibilidade ao tema, especialmente entre mulheres que enfrentam múltiplas vulnerabilidades. "A gente precisa falar. A gente precisa fazer com que as pessoas falem sobre isso. Para muitas mulheres, essa ainda é uma tipo de luta diária, uma realidade difícil que precisa ser enfrentada", destacou. Ela também destacou que o silêncio ainda é um dos maiores desafios no enfrentamento à violência. "Se a gente não fala, nada muda. A gente precisa discutir, trazer esse assunto para os espaços, para que mais mulheres se sintam seguras para buscar ajuda e não passem por isso sozinhas", evidenciou.
O evento reforçou a importância do diálogo, da informação e do fortalecimento da rede de apoio no enfrentamento à violência contra a mulher. Ao reunir profissionais e acadêmicos, a iniciativa evidenciou que a proteção começa pela escuta, pelo acolhimento e pela conscientização coletiva. Mais do que um debate, o encontro se consolidou como um espaço de construção de soluções e incentivo para que mais mulheres busquem apoio e rompam o silêncio.
Tânia Maquiné-Manaus (AM)-2026
Notícias relacionadas
-
30
ABRAbril Verde Ulbra Manaus promove seminário sobre Segurança e saúde ocupacional -
30
ABRMedicina Jaleco marca compromisso dos futuros médicos da Ulbra Manaus -
29
ABRVida Acadêmica Ulbra Manaus realiza Cerimônia do Jaleco na área de saúde -
29
ABREnsino Superior Cerimônia do Capacete marca início da prática acadêmica
Últimas notícias
-
29
ABRCOMUNICADO INSTITUCIONAL Nota oficial da Ulbra -
23
ABRCerimônia Vade Mecum marca etapa na formação de estudantes de Direito -
23
ABRDe mãos dadas com a ONU UNICEF apresenta selo educacional na ULBRA Manaus -
22
ABRAcessibilidade CAD aposta em acessibilidade e cria projeto para inclusão no Ens.Superior








