Artigo Científico: professor de Direito do CEULM ULBRA critica posicionamento de Ministro do STJ
O professor do curso Direito do Centro Universitário Luterano de Manaus, Ricardo Menna Barreto, publicou artigo intitulado "Do Leito de Procusto à Discricionariedade Judicial: as Implicações do Solipsismo Filosófico para o Direito e sua Superação pela Hermenêutica Jurídica", na Revista Prisma Jurídico, um dos mais importantes periódicos científicos brasileiros da área de "Teoria do Direito".
No texto, Barreto questiona o voto de um Ministro do STJ relacionando-o a problemática da discricionariedade judicial e do solipsismo filosófico. Trata-se de análise que parte do Mito de Teseu, notadamente a partir do encontro deste herói grego com o sádico Procusto -- o qual buscava "moldar" seus hóspedes, adaptando-lhes a suas duras medidas. Simbolicamente, Procusto configura a tirania intelectual exercida por pessoas que não toleram e nem aceitam as ações e os julgamentos alheios. Esse mito, logo, desvela-se como apólogo possível da intransigência atualmente revelada pelo solipsismo judicial.
O periódico é disponibilizado fisicamente (na forma de livro) e virtualmente. O texto do Prof. Menna Barreto pode ser encontrado no site da Revista:
http://www4.uninove.br/ojs/index.php/prisma/article/view/2547
Ricardo Menna Barreto é Mestre em Direito pela UNISINOS (RS)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5619102362963300
Notícias relacionadas
-
02
DEZAtividade extensionista Curso de Eng. Química da ULBRA lança livro sobre polímeros -
02
DEZImperdível Última edição da 'Feira das Cores' chega à Ulbra Manaus -
01
DEZEstágio Supervisionado Curso de Enfermagem realiza apresentação de Estudo de Caso -
01
DEZCelebração acadêmica Centros acadêmicos da Ulbra participam da última reunião de 2025
Últimas notícias
-
28
NOVNovembro Azul Curso de Enfermagem da Ulbra promove ação em empresa de combustíveis -
27
NOVCampanha Novembro Azul Ulbra Manaus promove roda de conversa para colaboradores -
26
NOVGestão Estudantil Nova diretoria assume o Centro Acadêmico de Medicina da ULBRA Manaus -
25
NOVEm Manaus Estudantes de Psicologia reencontram preceptores para avaliação de estágio


