Recursos Hídricos
O Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, pode se tornar referência para região Norte em análises e pesquisas na área de recursos hídricos. Com equipamentos de última geração, distribuídos em um espaço de 180 m2, foi inaugurado, na última sexta-feira, 21, o Laboratório de Recursos Hídricos. O evento contou com a presença do diretor geral da Instituição, Hugo Edgar Lüdke, do coordenador do curso de Engenharia Agrícola, Silvestre Lopes da Nobrega, e de representantes de órgãos públicos, como o reitor da Unitins, Edson Nazareth.
"O Tocantins possui abundância em recursos hídricos. Temos que nos antecipar aos conflitos, aproveitando todas as possibilidades de forma racional", disse o coordenador Silvestre, acrescentando que o espaço do laboratório poderá ser usado por grupos de estudo e pesquisa, formados por representantes de todas as entidades que se dedicam ao setor. O laboratório conta com o suporte de outros laboratórios, como Solos e Geoprocessamento. Convênios e parcerias poderão ser firmados com a iniciativa pública e privada, como é do Naturatins, parceiro do Laboratório de Análise de Águas e Efluentes.
O laboratório possui infra-estrutura para atender as atividades de ensino desenvolvidas nas disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas às áreas de Mecânica dos Fluídos, Hidráulica, Hidrologia, Irrigação e Drenagem, entre outras. Além das atividades didáticas, o laboratório possui instrumentos e equipamentos que possibilitam a realização de ensaios analíticos, experimentações e pesquisa. Experiências para se determinar tipos de regimes hidráulicos em canais abertos e sistemas pressurizados, perdas de carga localizadas e em comprimento linear, medidores de vazão, demonstração da experiência de Reynolds (regimes de escoamento), demonstração da experiência de bombas ligadas em série ou paralelo, além da verificação do coeficiente de fabricação de equipamentos de irrigação poderão ser desenvolvidas.
O laboratório possui, ainda, extensão no campo experimental onde são desenvolvidas aulas práticas, experimentos e pesquisas na área da engenharia de recursos hídricos, através do monitoramento hidrológico, com estações fluviométricas e, em breve, meteorológica.
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia


