Iniciação Científica
Bolsistas do Proict (Programa de Iniciação Científica) tiveram a oportunidade de apresentar, nesta quarta, durante a III Jornada de Iniciação Científica, as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA. As apresentações foram avaliadas por uma Comissão Julgadora, que premiou os três melhores nas áreas de Agrárias, Exatas e da Terra, Humanas e Sociais, e Biológicas e da Saúde. Os vencedores vão participar de um evento nacional, promovido pelo CNPq, com o apoio da Instituição, além de receberem descontos na mensalidade por um período de seis meses.
Critérios como inovação, contribuição para o campo do conhecimento, rigor metodológico e desenvoltura na apresentação foram considerados pela comissão avaliadora. ?Muitos trabalhos foram executados a partir da realidade local, e os resultados podem ser aplicados na própria comunidade?, observou o diretor geral do CEULP/ULBRA, Hugo Edgard Lüdke, destacando o nível dos trabalhos apresentados.
?Uma cultura de pesquisa não se constrói da noite para o dia. Eventos como o Congresso Científico são fundamentais para fomentar essa cultura?, disse o assessor de Extensão, Danilo Melo Souza, acrescentando que todos os trabalhos estão inseridos em linhas de pesquisa definidas, dos quais 16 estão registrados no banco de dados do CNPq.
O Proict iniciou suas atividades em 1999, com recursos da própria Instituição, que são repassados aos acadêmicos por meio de descontos nas mensalidades. Mais de 90 trabalhos já foram realizados e, atualmente, estão sendo oferecidas mais 50 novas bolsas.
Premiados
A pesquisa ?Avaliação do escoamento superficial na Bacia do Rio das Balsas, utilizando o modelo chuva-padrão?, desenvolvida pelo acadêmico de Engenharia Agrícola, Wagner Palhares Júnior, foi a vencedora na área de Ciência Agrárias. A estudante Verusca Chemet Dutra, de Turismo, com o trabalho ?Formulação de uma identidade turística para capital Palmas? conquistou o primeiro lugar na área de Ciência Humanas e Sociais. Na área de Ciências Biológicas e da Saúde, o prêmio foi para a acadêmica de Educação Física, Karla Bianca Marra, que levantou ?O perfil do praticante de atividade física no Parque Cesamar?. O acadêmico de Engenharia Civil, João Rafael Hojuara, conquistou o primeiro lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, com o trabalho ?Capacidade Portante de Prismas Cerâmicos da Região de Palmas?.
Notícias relacionadas
-
05
DEZINOVAÇÃO Acadêmicos da Medicina desenvolvem projeto de acessibilidade em Libras -
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI
Últimas notícias
-
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras -
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática


