Acadêmicos já podem se inscrever no FIES
Os acadêmicos do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, já podem se inscrever no Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior). As inscrições foram abertas na última segunda e vão até o dia 22 de agosto e serão feitas apenas via internet, nos sites do Ministério da Educação (www.mec.gov.br/sesu/fies) ou da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br). Para o CEULP/ULBRA, serão disponibilizados R$ 117 mil, para serem divididos entre o número de solicitações aprovadas pelo Governo Federal.
O programa financia até 70% do valor total do curso. Os critérios para liberação do financiamento são estabelecidos pelo próprio Governo, de acordo com o índice de classificação do proponente, onde a condição socioeconômica da família tem bastante peso. Após as mudanças feitas no programa, alunos oriundos de escolas públicas e que fazem cursos de graduação têm mais chances.
Em caso de dúvida, o acadêmico pode solicitar orientação na Assistência ao Estudante (sala da Ouvidoria, telefones 223-2926 e 223-2927), que explicará todas as etapas do programa. Depois do cadastramento na internet, o estudante deve entregar duas cópias do protocolo na Assistência ao Estudante, para que seja confirmada a inscrição. Em seguida, será agendada uma entrevista, onde o proponente terá que confirmar seus dados e comprovar as informações prestadas via internet.
?O estudante não pode esquecer que está solicitando um financiamento e não uma bolsa. Por causa dos juros, ele deve analisar se realmente precisa antes de fazer o contrato?, orienta a ouvidora Sinara de Paiva, acrescentando que o Fies é uma alternativa a mais para que os estudantes de menor poder aquisitivo concluam seus estudos.
O financiamento cobre o curso todo, mas o contrato deve ser aditado semestralmente. A renovação só ocorre se o estudante tiver um aproveitamento acadêmico superior a 75%.
O CEULP/ULBRA aderiu ao Fies no primeiro semestre de 2001. Até hoje, 91 estudantes já foram beneficiados.
Contrato
A relação consolidada dos inscritos deve sair no dia 30 de agosto. Os nomes serão enviados à Caixa, que fará a contagem de pontos dos inscritos. Serão chamados os 70 mil aprovados com melhor classificação, que deverão assinar seus contratos com a Caixa entre os dias 8 de setembro e 3 de outubro. As pessoas que não assinarem os contratos neste período serão automaticamente substituídas por quem ocupa os lugares seguintes, e terão até 31 de outubro para assinar seus contratos.
Notícias relacionadas
-
30
JULCOMEMORAÇÃO Ulbra Palmas celebra formação de novos profissionais em colações de grau -
30
JULINGRESSO Vestibular Ulbra 2026/2 está com inscrições abertas para mais de 50 cursos -
27
JULTROCA DE CONHECIMENTOS Ulbra Palmas recebe IX Seminário Estadual de Agroecologia no dia 6 -
27
JULINSTITUIÇÃO DE ENSINO Ulbra consolida retomada com educação, investimentos e múltiplos projetos
Últimas notícias
-
27
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Ulbra fortalece a gestão pública por meio da educação -
23
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Educação Executiva impulsiona o desenvolvimento das organizações -
20
JULPALAVRA DO PRESIDENTE Inteligência artificial: a inovação que fortalece o futuro -
16
JULRECONHECIMENTO Ulbra recebe prêmio do TiRS by SEPRORGS


