Parceria entre CEULP/ULBRA e Fieto/Sesi promoverá alfabetização de adultos
O Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, assina, nesta segunda-feira,17/11, um convênio com o Sistema Fieto, por intermédio do Sesi Tocantins, para a realização do programa Sesi Brasil Alfabetizado. A parceria viabilizará a alfabetização de até dois mil adultos não-letrados no decorrer do próximo semestre. A cerimônia acontece na sala de reuniões, às 9h, no CEULP/ULBRA, e contará com as presenças do diretor geral da Instituição, Hugo Edgar Lüdke, do presidente da Fieto, Ronaldo Dimas, e do superintendente do Sesi, Luís Eduardo Bovolato.
As atividades iniciarão em janeiro e serão coordenadas pelo curso de Pedagogia. Acadêmicos dos cursos de licenciatura e da pós-graduação em Formação de Professores para o Ensino Superior do CEULP/ULBRA poderão se candidatar às bolsas de alfabetizadores. No primeiro momento, serão oferecidas até 75 bolsas, de acordo com a demanda. Cada alfabetizador receberá R$15,00, por aluno, mensalmente.
Além de Palmas, serão contemplados 11 municípios da região metropolitana, como Porto Nacional, Ponte Alta e Miranorte. As turmas serão formadas pelos próprios alfabetizadores, beneficiando assim, entre 15 e 25 adultos. As salas de aula serão instaladas na comunidade dos alfabetizandos, em locais como igrejas, centros comunitários e escolas públicas.
O processo de alfabetização terá a duração de seis meses, com três encontros semanais, de duas horas cada. Segundo o coordenador de Pedagogia, Danilo Souza, o processo seguirá uma linha sócio-construtivista, partindo da realidade na qual os adultos estão inseridos. A metodologia utilizada é do Sesi Educa, e as ações são monitoradas pelo Instituto Paulo Freire.
O projeto visa à inclusão social de pessoas não-letradas, com mais de 15 anos. Em todo Estado existem cerca de 160 mil adultos considerados analfabetos totais. Em Palmas, cerca de 5% da população, o equivalente a 5.835 pessoas, não são alfabetizadas. Em municípios como Fortaleza do Tabocão, o percentual sobe para 14% e em Mateiros, atinge 22%.
O programa Sesi Brasil Alfabetizado recebe recursos do Ministério da Educação. No Estado, outras instituições de ensino superior estarão participando do processo de educação de jovens e adultos.
Núcleo de EJA
Desde 1998, o curso de Pedagogia do CEULP/ULBRA desenvolve diversas ações voltadas para a educação de jovens e adultos (EJA), inclusive em parceria com outras instituições. Em 2003, o curso implantou o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos para otimizar as atividades acadêmicas e de extensão voltadas para este público. Mais de 300 pessoas já receberam treinamento como alfabetizadores, por meio de cursos e oficinas.
As oficinas de capacitação inicial e continuada do Brasil Alfabetizando estarão vinculadas ao Núcleo. O coordenador observa que a realização do projeto fornecerá subsídios que poderão ser utilizados em projetos de pesquisa neste segmento. ?Além de ser um espaço alternativo de estágio para os acadêmicos?, conclui.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
15
JANREFERÊNCIA Hospital Veterinário é referência no cuidado com cólicas em equinos -
14
JANAPOIO À COMUNIDADE Projeto Realinhando fortalece renda de mulheres presas em Palmas -
13
JANRECORDE Odontologia da Ulbra Palmas ultrapassa 4,6 mil atendimentos em 2025 -
07
JANDIFERENCIAL Arquitetura e Urbanismo alia teoria e prática em disciplina socioambiental


