Primeiro Comitê de Ética em Pesquisa da Capital inicia atividades
A representante da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Míriam de Oliveira Lobo, está em Palmas, desde ontem (19/02), ministrando um treinamento para os 19 membros do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEP-CEULP/ULBRA. O Comitê foi aprovado em novembro pelo Conep, que é vinculado ao Ministério da Saúde, e, após a capacitação, iniciará as atividades.
Todas as pesquisas realizadas pelo CEULP/ULBRA e demais instituições da Capital que atinjam direta ou indiretamente os seres humanos deverão passar pela análise do Comitê. Princípios como a autonomia do voluntário durante a pesquisa (que deve ter a liberdade de sair quando quiser), benefícios, justiça e critérios de segurança envolvendo a pesquisa. A primeira tarefa será a análise de todos os trabalhos em andamento no CEULP/ULBRA.
"O Comitê deve resguarda e proteger os envolvidos com a pesquisa", ressalta a coordenadora do CEP-CEULP/ULBRA, Solange Miranda. "Devido a demanda de pesquisas e a valorização deste segmento pela Instituição, a criação do comitê é um ganho muito grande para toda a comunidade", destaca.
O CEP-CEULP/ULBRA é um colegiado interdisciplinar e independente, sendo o primeiro da Capital. Além de envolver colaboradores da Instituição, o Comitê é formado por representantes do Hospital Padre Luso, Conselho Regional de Medicina e pessoas da comunidade.
O treinamento, que está acontecendo na sala de reuniões do CEULP/ULBRA, termina às 18h, desta sexta-feira.
Notícias relacionadas
-
13
MARCONHECIMENTO Avanços na harmonização facial é tema de aula magna de estética -
13
MARDIFERENCIAL NA FORMAÇÃO Acadêmicos de Biomedicina conhecem rotina do laboratório de análises -
12
MARVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL Entre livros e pesquisas: o papel do bibliotecário na vida acadêmica -
12
MARINVESTIMENTOS Ulbra Palmas discute soluções em energia renovável com a Reenergisa
Últimas notícias
-
12
MARREALIZAÇÃO DE SONHOS Formatura em gabinete marca conclusão de cursos na modalidade EAD -
11
MARAPOIO INSTITUCIONAL Liga de Psicologia promove debate sobre os desafios da saúde mental -
11
MARFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Egresso de Fisioterapia é aprovado em residência estadual -
10
MARACESSIBILIDADE E TECNOLOGIA Ulbra Palmas inicia Ciclo de Seminários dos cursos de Computação


