Projeto Sarah ganha reconhecimento do Ministério da Saúde
As atividades desenvolvidas pelo Sarah ? Serviço de Assistência Religiosa Hospitalar, realizado pela Pastoral do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, no Hospital de Referência de Palmas, serão apresentadas durante o Congresso HumanizaSUS, que acontece em Brasília, de 20 a 22 de setembro. O Sarah concorreu ao Prêmio HumanizaSUS, promovido pelo Ministério da Saúde, ficando entre os 12 melhores projetos. Durante o Congresso, o pastor Ademildo Kuhn, representará o Hospital de Referência.
O Sarah surgiu em maio de 2003, com a proposta de levar conforto às pessoas hospitalizadas e a seus familiares, tornando o período de internação mais humano. Entre as ações desenvolvidas estão as visitas diárias, realizadas por pessoas de diferentes denominações religiosas. Os voluntários do projeto conversam, cantam, fazem uma leitura da Bíblia e oram durante as visitas. Para auxiliar nos trabalhos, foi implantado o Plantão Pastoral, que tem a presença de um pastor ou padre, de segunda a sexta.
Ações sociais também são desenvolvidas pelo Sarah, como o Bom Samaritano e Fazendo Acontecer, que promovem a arrecadação de cadeiras de rodas, muletas, próteses, produtos de higiene pessoal, roupas e alimentos. Na área socioeducativa, são estimulados a leitura, por meio do empréstimo de livros, e o lazer, com a disponibilização de jogos de mesa.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
15
JANREFERÊNCIA Hospital Veterinário é referência no cuidado com cólicas em equinos -
14
JANAPOIO À COMUNIDADE Projeto Realinhando fortalece renda de mulheres presas em Palmas -
13
JANRECORDE Odontologia da Ulbra Palmas ultrapassa 4,6 mil atendimentos em 2025 -
07
JANDIFERENCIAL Arquitetura e Urbanismo alia teoria e prática em disciplina socioambiental


