Gente da Ulbra
Docente do Ceulp publica capítulo no livro "Eye for an Eye"
A obra conta com participações de profissionais de diversas áreas
O professor doutor Rodrigo Barbosa, do Centro Universitário Luterano de Palmas -- Ceulp/Ulbra publicou recentemente um capítulo intitulado "As grades da programação televisiva: a educação midiática no cárcere", no livro "Eye for an eye - um debate sobre prisões" organizado pelo professor doutor André Luiz Augusto da Silva.
Para o professor Rodrigo Barbosa, o 4° capítulo faz uma reflexão do processo educativo desenvolvido nas prisões, "sim, a prisão também é um ambiente de educação, por mais que muitos não enxerguem assim. O que é preciso é pensar que tipo de educação se efetiva atrás das grades", relata Barbosa e acrescenta ainda que "a televisão é uma companheira dos detentos. Desse modo, encarando-a como agente educativo o capítulo faz uma reflexão a respeito da programação do telejornalismo policial e a sua recepção dentro do cárcere".
Desde sua graduação em pedagogia pela UNESP/Marília, o professor doutor Rodrigo pesquisa sobre o sistema penitenciário brasileiro. O assunto foi tema de TCC, dissertação de mestrado e sua tese de doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia -- UFBA.
Atuou como professor dentro de prisões paulistas, nos cursos de aperfeiçoamento e de especialização no Tocantins e, atualmente, é membro do Conselho Penitenciário do Tocantins e do Comitê Estadual de Educação em Prisões do Estado, onde recebeu o convite do professor doutor André Luiz para publicar um capítulo em seu livro.
Aos interessados em verificar a obra, o livro estará disponível na Biblioteca do Ceulp/Ulbra.
Sobre o Livro
O livro foi organizado pelo diretor do câmpus Miracema da Universidade Federal do Tocantins -- UFT, professor Doutor André Luiz Augusto da Silva.
A obra possui reflexões de pesquisadores de diferentes partes do Brasil. Profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Ciências Sociais, Direito, entre outros, que a partir de suas áreas de formação e suas experiências, diretas ou indiretas, desenvolvidas no contexto carcerário, constroem um debate sobre as prisões.
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