EDUCAÇÃO
Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação
Programa interinstitucional de pesquisadores foi aprovado pela Capes
O projeto Baobá: Inspirações para o Enraizamento de Políticas Afirmativas em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, 2024, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). A Ulbra faz parte desta rede de pesquisadores. O objetivo é a expansão da presença de pessoas negras, indígenas, quilombolas, surdas, com deficiência, bem como de pessoas transgênero, transexuais e travestis, em cursos de mestrado e doutorado.
O enraizamento das políticas afirmativas, conforme a professora doutora Iara Tatiana Bonin, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Ulbra, é pensado a partir da imagem inspiradora dos baobás, presentes nas cosmologias dos povos africanos e indígenas. Esse signo remete à vitalidade da memória, da ancestralidade e da conexão entre o mundo material e imaterial. A iniciativa soma-se aos esforços empreendidos no país para fortalecer ações afirmativas voltadas a grupos sociais historicamente excluídos do acesso à educação.
Processos e práticas
Os propósitos principais do grupo de pesquisadores envolvem a análise da implementação das políticas afirmativas em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu e seus impactos, considerando mecanismos, instâncias, processos e práticas voltadas a consolidar o acesso, a permanência e a titulação dos sujeitos de direito. Também visa à promoção de ações voltadas à escuta desses coletivos, comunidades, associações, articulações, movimentos e ampliação das formas de participação em todo o processo.
O programa foi pensado em rede e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A proposta foi impulsionada, no Brasil, a partir da Portaria Normativa do MEC nº 13, de 11 de maio de 2016, pelas lutas e reivindicações de movimentos e de coletivos sociais diversos, em várias partes do país. A rede é constituída por pesquisadores de programas de pós-graduação da Ulbra e de várias instituições de ensino superior de todo o Brasil.
Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824
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