MÚSICA
Orquestra da Ulbra apresenta Festival Vivaldi no Domingo Clássico
Concerto gratuito será em 3 de agosto na Associação Leopoldina Juvenil
No próximo Domingo Clássico, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta o Festival Vivaldi, uma homenagem a um dos maiores talentos do período Barroco. Sob regência de Tiago Flores, serão executadas sete obras do compositor italiano, com participação de Fernando Cordella, ao cravo. O concerto será no domingo (3/8), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca. "Vivaldi é um dos compositores barrocos mais vigorosos e vibrantes. Sua música tem eletricidade", comenta o maestro.
O programa inicia com Concerto Op. 3 nº 8, para dois violinos e Orquestra, com solos de Giovani dos Santos e Émerson Kretschmer. Em seguida, os concertos em Sim - RV 168, em Sol m - RV 157 e em Dó M - RV 115. A próxima peça é a Sonata a 4 em MibM - Al Santo Sepolcro, obra de caráter mais introspectivo e meditativo, composta para o contexto litúrgico da Semana Santa. A programação se encerra com a execução de mais dois concertos: em Sol m - RV 153 e em Lá M - RV 158.
Nascido em Veneza (Itália), Antonio Lucio Vivaldi (1678--1741) possui extensa obra, que inclui concertos, sonatas, óperas, obras vocais sacras, cantatas, motetos, árias e serenatas. Suas melodias agradavam a minoria intelectual e despertavam interesse em pessoas que, até então, se mantinham distantes da música, tornando-se popular em toda Europa. Sem temer críticas, o músico inovou em suas composições, iluminando a estrutura formal e rítmica do concerto. Também buscou contrastes harmônicos, resultando em originalidade. Com o advento do Classicismo, suas composições foram largadas ao esquecimento e a maior parte de seus originais permaneceu inédita. Foi somente no século XX que seu trabalho foi organizado e divulgado pelo musicólogo francês Marc Pincherle.
Domingo Clássico
Data: Domingo (3/8)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca* - Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se a doação de alimentos não perecíveis ou de agasalhos em bom estado. Retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo, por ordem de chegada.
Lei de incentivo à Cultura, promoção Associação dos Amigos de Orquestra de Câmara e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Notícias relacionadas
-
04
DEZCONSCIENTIZAÇÃO Dezembro Laranja mobiliza alunas de Estética e Cosmética da Ulbra Palmas -
03
DEZDESTAQUE Professor da Ulbra Palmas assume Secretaria de Segurança Pública do TO -
02
DEZAPOIO AO ENSINO FlashClip 2025 destaca protagonismo estudantil e inovação na TI -
01
DEZINTEGRAÇÃO E ACESSIBILIDADE Ulbra Palmas conclui primeira turma do curso básico de Libras
Últimas notícias
-
28
NOVCOMPROMISSO COM O FUTURO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas encerra debates sobre cardiologia -
27
NOVRECONHECIMENTO Professor assume presidência do Conselho de Medicina Veterinária do TO -
26
NOVPRÁTICA Estágio em imunização prepara futuros enfermeiros para atuação prática -
25
NOVINCENTIVO II Jornada de Medicina da Ulbra Palmas destaca avanços em cardiologia


