Valesca Reichelt
25/06/2010 11:23
O papel do administrador na sociedade
Curso de Administração da ULBRA destaca os projetos destinados aos acadêmicos
Um dos projetos será o incentivo à produção de monografias extremamente qualificadas, como um apoio à pesquisa ainda dentro da graduação. A próxima edição da revista científica Opinio (2010/2), no segundo semestre, vai incluir os melhores trabalhos de conclusão da Administração, no campus Canoas, já dentro da filosofia de "monografia de excelência". "Acredito que os alunos que estiverem no final do curso vão se interessar ainda mais pelo TCC, visto que a Opinio é distribuída para as principais instituições de ensino de todo o Brasil", comenta Valesca. A professora salienta que a presença em uma publicação como essa serve de currículo para quem está prestes a obter o diploma.
A participação de professores e alunos na construção do curso é outra iniciativa da coordenação. Valesca elaborou seis grupos de trabalho com docentes que mantém reuniões periódicas para discutir áreas ligadas à Administração (operações e serviços, marketing, finanças, RH, sistemas de informação e administração geral). Além disso, líderes de turma, escolhidos pelos colegas, realizam encontros regulares com a coordenação para por em prática idéias e inovações ao curso. A empresa júnior é outra meta que deve sair do papel ainda em 2010. "Vamos prestar consultoria à micro e pequenas empresas e também àqueles que pretendem abrir o seu negócio", comenta a professora.
Ler será uma prática cada vez mais comum ao aluno de Administração. Para a coordenação, o hábito da leitura é tão importante quanto a aula propriamente dita. Os alunos terão leituras obrigatórias a cada período letivo, que será fortemente cobrada nas avaliações. O curso mantém contatos com editoras de livros do Estado, onde recebem doações de livros relacionados aos assuntos abordados em aula. Aliando a leitura e o conhecimento, o curso pretende incentivar a realização de intercâmbios acadêmicos, onde o aluno terá a possibilidade de estudar por 1 ou 2 semestres em instituições de outros países. Atualmente a ULBRA mantém convênios com mais de quatro instituições internacionais, entre elas Espanha, Argentina, México e Portugal.
ADMINISTRAR - A coordenadora quer despertar em cada um dos cerca de 900 alunos da graduação, a consciência acerca do papel do administrador na sociedade, que vai além de suas características empreendedoras. "O social e o ambiental também estarão presentes em nossas atividades de extensão. Os gestores têm de ampliar a sua visão de mundo", ressalta a professora.
O curso tem duração de oito semestres, sendo ofertado no RS em Canoas, Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres. Também é ofertado nos Centros Universitários da ULBRA no Brasil em: Ji-Paraná/RO, Manaus/AM e Palmas/TO, e nos Institutos de Ensino Superior de Itumbiara e Porto Velho.
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETPesquisa e Extensão Professores da Ulbra Palmas participam de curso internacional da UNU -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
24
NOV50 anos da Ulbra Campanha da Ulbra já arrecadou 26 toneladas de alimentos
Últimas notícias
-
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI -
10
OUTSob nova gestão Adriano Chiarani toma posse como novo reitor da Ulbra RS -
07
OUTCOMUNICAÇÃO Ulbra integra plataformas na cobertura dos Jogos Estudantis