DCE
Novo DCE apresenta primeiras propostas à Reitoria da Ulbra
Acadêmicos foram recebidos também pelo diretor do campus Canoas
O reitor Marcos Fernando Ziemer recebeu, na tarde de segunda-feira, 19 de dezembro, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), eleitos na votação dos dias 6 e 7 de dezembro, que teve a participação de mais de quatro mil estudantes da Ulbra. Acompanharam a primeira reunião com o novo DCE o vice-reitor Ricardo Willy Rieth e os pró-reitores de Administração e Acadêmico, José Paulinho Brand e Pedro Antônio González Hernández, respectivamente. Na ocasião, os representantes dos acadêmicos apresentaram os seus primeiros pleitos e foram informados sobre a importância da participação de dois representantes do Diretório nas reuniões do Conselho Universitário (Consun) da Ulbra, prevista no artigo 14 do estatuto da Universidade.
A nova presidente do DCE, Stéphanie do Prado Brasil, apresentou o grupo e falou sobre a importância deste momento para os estudantes da Ulbra, que estavam há seis anos sem representação. Entre as propostas levantadas pelos acadêmicos, está a redução no valor da passagem do ônibus integração, que faz a rota entre a Estação São Luiz do Trensurb e a Ulbra, redução no preço da alimentação no restaurante universitário, cota semestral de xerox para os alunos ou a redução nos valores, revitalização do espaço do Diretório e mais iluminação nos prédios afastados do campus Canoas.
O reitor lembrou aos presentes que, em 2011, a Instituição construiu um projeto que foi apresentado à prefeitura e que adequaria não só a questão do preço da passagem, mas também a qualidade do transporte, mas, infelizmente, não houve retorno do município. "Já em 2010, avaliamos outras possibilidades, mas a Universidade não pode fazer o transporte próprio porque é um trecho concedido à empresa de transporte público por licitação", complementou Rieth à declaração de Ziemer. O terceiro membro da diretoria do Diretório, Antoni Silva Koboldt, sugeriu que continuem as articulações, entre audiências públicas, prefeitura de Canoas e Governo do Estado.
Sobre os outros pleitos que incluem fornecedores, como alimentação e segurança, o pró-reitor de Administração garantiu que negociações transparentes entre os parceiros é sempre viável, mas lembrou os estudantes da qualidade da alimentação conquistada desde que ocorreram mudanças no contrato com o restaurante. "No início de 2015, o preço da refeição era mais baixo, mas tínhamos a maior parte dos usuários desqualificando a qualidade da alimentação servida. Nesta época, um novo contrato permitiu a readequação do cardápio. Hoje, 95% dos frequentadores, cerca de 800 pessoas que almoçam e jantam lá diariamente, aprovam a alimentação servida", disse Brand, que também lembrou do aumento da inflação nos últimos dois anos.
Ziemer salientou aos acadêmicos que a questão da segurança está na pauta diária dos administradores da Instituição. "A Ulbra tem a sua equipe própria de Segurança, mas a responsabilidade sobre a área do estacionamento é da empresa fornecedora do serviço. Como os contratos são revistos e renegociados a cada ano, parte do que está sendo pleiteado aqui será cobrado do novo fornecedor que estará à frente da área que abrange o estacionamento", disse o reitor.
DCE representa todas as unidades da Ulbra no estado
O pró-reitor Acadêmico falou sobre a grandeza da Universidade, que está distribuída em diversos campi no interior do Rio Grande do Sul e sugeriu que o DCE mantenha apoiadores nestas Unidades. "Vocês devem estar preparados para esta amplitude, pois a Ulbra é a maior universidade do estado, mas é multicampi. A Reitoria trata dos assuntos institucionais. Mas, cada campus tem uma direção, e muitos assuntos, como os de infraestrutura, vocês terão que tratar com os diretores", informou Hernández.
A presidente disse que a nova representação dos acadêmicos está programando viagens para visita às unidades da Ulbra no estado.
Entre outras reivindicações, Koboldt entafizou a preocupação do grupo com a questão da acessibilidade dos estudantes PCD à sala do DCE. "Os elevadores estão sendo todos modernizados. Tudo está acontecendo em etapas", afirmou Brand. Participaram, também, da reunião a apoiadora do DCE, Camila Maranoski, o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Giovani Culau e o tesoureiro Paulo Schonhorst.
Diretor do campus Canoas recebe representação estudantil
Transparência e diálogo foram as palavras ressaltadas pelo diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, na tarde de quinta-feira, 22 de dezembro, ao receber a nova presidente do DCE, Stéphanie do Prado Brasil, e a integrante da diretoria de Relações Institucionais do Diretório Central dos Estudantes, Kenia Maria dos Santos Amaral. O gerente administrativo do campus, Alexandre Berton, acompanhou a reunião.
"Trabalho nesta Instituição há 22 anos e, como as demandas dos alunos irão passar pelo DCE, estaremos sempre dispostos a discuti-las, sempre na linha de um diálogo aberto", disse Brito, que aproveitou para revelar que, durante os cinco anos em que está à frente da Ulbra Canoas, procurou estimular os estudantes a retomar o Diretório.
Stéphanie colocou em discussão a localização e a reorganização do espaço do DCE na Universidade. "Somos representantes de todos os alunos. Mas o local dificulta o acesso de PCD. Estamos enfatizando, neste momento, a questão da acessibilidade", disse. Brito sinalizou com a possibilidade de encontrar uma sala térrea, entre o prédio 6 e o prédio 14, e ressaltou que o posicionamento do grupo sobre acessibilidade é de extrema importância.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola