Mesa-Redonda
Outubro Rosa: Mesa-redonda debate "Minha mente e meu corpo"
Evento contou com apoio da Liga Acadêmica de Medicina (Lahon).
A Faculdade Medicina ULBRA Santarém e Liga Acadêmica de Humanização e Oncologia (Lahon) promoveram a mesa-redonda "Minha mente e meu corpo" no dia 24 de outubro. O encontro foi voltado ao diálogo e à reflexão sobre a importância do cuidado integral com a saúde física, mental e emocional de pacientes em tratamento oncológico. A atividade integrou a programação do Outubro Rosa, reforçando o compromisso da instituição de ensino com a promoção de saúde, conscientização e acolhimento às mulheres.
O evento reuniu estudantes, profissionais da saúde, pacientes oncológicos e convidados especiais para discutir temas relacionados à autoestima, reconstrução corporal, saúde mental e enfrentamento ao câncer. Entre os palestrantes estavam: Dr. Euler Amaral -- Cirurgião plástico, com experiência em cirurgias estéticas e reparadoras; Profa. Dra. Kalysta Borges -- Oncologista clínica e coordenadora da residência em oncologia da Ulbra; Danielle Santos Fontenelle -- Consultora de imagem e estilo, especialista em autoestima e neurociência das emoções; Maitê Palmeira -- Neuropsicóloga e psicóloga clínica, especialista em terapia cognitivo-comportamental.
"Eventos como esse são importantes para nós acadêmicos, pois conseguimos ter contato com pacientes reais, com profissionais da saúde e com pessoas que estão na frente do acompanhamento de pacientes oncológicos. Aprendemos como devemos tratar as pessoas e fazer o acompanhamento correto com base na experiência e profissionalismo dos palestrantes. Tudo isso contribui para que nos tornemos médicos humanizados", enfatizou a acadêmica de Medicina da Ulbra , Sorrel Godinho.
Além do debate, os participantes contribuíram com doações de materiais de limpeza destinados à Casa Rosa, instituição que acolhe mulheres em tratamento contra o câncer. A iniciativa reforçou a empatia, a solidariedade e o compromisso social do curso com a comunidade.
"Esse momento foi muito importante pra nós que somos da Casa Rosa, pois nos sentimos lembradas, acolhida pela instituição de ensino. Foi um momento de muita alegria e me sinto valorizada. Tirei todas as minhas dúvidas e aprendi muitas coisas que não sabia", destacou a paciente oncológica, Rosa Dália.
A coordenadora da Faculdade Medicina ULBRA Santarém, Drª. Patrícia Mineiro, destacou que a mesa-redonda não se trata apenas de um momento acadêmico, mas de um movimento de cuidado compartilhado.
"Cuidar é um ato de amor. Quando falamos de saúde da mulher, não podemos separar corpo e mente. É necessário olhar para a pessoa de forma integral, com respeito, escuta e acolhimento. Momentos como este fortalecem nossos estudantes enquanto futuros profissionais comprometidos com a vida e com o outro."
A Faculdade Medicina ULBRA Santarém agradece a todos que participaram e abraçaram essa causa com carinho e empatia.
Notícias relacionadas
-
04
DEZOrientação vocacional Ulbra Santarém participa de Feira das Profissões em escola -
03
DEZOrientação profissional EXPOULBRA ajuda jovens na escolha profissional -
03
DEZSocialização de pesquisas Acadêmicos de Agronomia apresentam pesquisas na XIII SIEPEX do IFPA -
01
DEZParceria Ulbra participa da II Corrida e caminhada da Justiça do Trabalho
Últimas notícias
-
02
DEZPedagogia na prática! Pedagogia: Estudantes participam de oficina de recursos pedagógicos -
01
DEZPrática Agro III Dia de Campo de Agronomia é sucesso! -
28
NOVExtensão Estudantes de Agronomia promovem ação de educação ambiental em feira -
28
NOVTeoria e prática Estudantes de Direito vivenciam rotina forense em Júri Simulado











