Biomedicina na comunidade!
Estudantes realizam ação educativa sobre parasitologia e prevenção em saúde
Iniciativa ocorreu em evento do Sest/Senat em Santarém.
Como parte da programação da Campanha Maio Solidário, acadêmicas do curso de Biomedicina da Ulbra Santarém realizaram, na manhã desta sexta-feira (15/05), uma ação educativa no evento "Sest/Senat de Portas Abertas", em Santarém, no oeste do Pará. A iniciativa teve como objetivo promover orientações sobre parasitologia e prevenção em saúde para a comunidade.
Supervisionadas pela coordenadora do curso de Biomedicina da Ulbra Santarém, professora Keyla Pereira Tiago, as estudantes desenvolveram atividades voltadas à conscientização sobre as principais parasitoses que afetam a população, especialmente crianças da região amazônica.
Durante a ação, o público teve a oportunidade de conhecer de perto diferentes parasitas por meio da observação em microscópios, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível. Além disso, foram realizadas orientações educativas sobre formas de transmissão, sintomas, cuidados e medidas preventivas relacionadas às doenças parasitárias.
Os participantes também tiveram acesso à cartilha "Crescer com Saúde: Guia Educativo sobre as Parasitoses Infantis na Região Amazônica", material elaborado com o objetivo de orientar a população sobre as principais formas de transmissão, sinais, sintomas e medidas de prevenção das parasitoses intestinais- doenças que ainda impactam significativamente a saúde infantil na região amazônica. A professora Keyla ressaltou a importância de levar informações de saúde à população.
"A educação em saúde é uma ferramenta essencial para a prevenção de doenças. Quando aproximamos o conhecimento científico da comunidade, contribuímos para a conscientização e para a adoção de hábitos que ajudam a prevenir as parasitoses, especialmente entre as crianças, que são mais vulneráveis a essas infecções", destacou.
Na ocasião, exemplares físicos da cartilha foram entregues para disponibilização ao público no Sest/Senat e também à secretária adjunta de Saúde do município, Irlaine Figueira, fortalecendo as ações de promoção à saúde e educação preventiva no município.
A atividade reforçou o compromisso da Ulbra Santarém com a formação acadêmica aliada à responsabilidade social, aproximando os estudantes da realidade da comunidade por meio de ações extensionistas que promovem conhecimento e qualidade de vida.
Notícias relacionadas
-
01
JUNInovação e cidadania Medicina ULBRA cria ferramenta digital de participação social no SUS -
25
MAIMaio Solidário Pedagogia ULBRA leva acolhimento e aprendizado emocional a crianças -
25
MAICorrente de solidariedade Maio Solidário fortalece ações de cidadania do curso de Direito ULBRA -
22
MAIMaio Solidário Educação e cuidado: Pedagogia desenvolve ação no Lar São Vicente de Paulo
Últimas notícias
-
27
MAIMaio Solidário Terapia Ocupacional promove prática sobre desenvolvimento neuropsicomotor -
25
MAIFormação conectada com o mercado Agronomia ULBRA fortalece conexões com o setor cooperativista -
22
MAIAprendizado e formação XX Encontro de Pedagogos reúne educação, ciência e práticas pedagógicas -
22
MAIFortalecimento da advocacia ULBRA participa da Conferência Regional da Advocacia












