Maio Solidário
Acadêmicos de Medicina levam saúde e acolhimento para Comunidade Castela
Atividade integrou a Campanha Maio Solidário.
Entre atoleiros, ramais e muitos desafios, acadêmicos da Faculdade de Medicina da Ulbra Santarém mostraram, na prática, o verdadeiro significado de levar saúde e cuidado para população amazônica. A ação de promoção e prevenção em saúde ocorreu na Comunidade Castela, em Santarém, na Escola Municipal Emílio Rebelo dos Santos, reunindo alunos, professores e moradores em um importante momento de aprendizado, orientação e acolhimento.
A atividade extensionista da disciplina Medicina da Família e Comunidade, ministrada pela professora Ana Paula, integrou a Campanha Maio Solidário, realizada pela Ulbra no Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a responsabilidade social e a formação humanizada dos futuros profissionais da saúde.
Durante a programação, foram abordados temas essenciais para a promoção da qualidade de vida da comunidade, como verminoses, hipertensão e diabetes, saúde bucal, sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além das orientações, os participantes também tiveram acesso a momentos de escuta, diálogo e conscientização sobre cuidados preventivos.
De acordo com a professora Ana Paula, a iniciativa fortaleceu o aprendizado acadêmico e aproximou os estudantes da realidade vivida por muitas comunidades da região amazônica.
"Levar ações de saúde até comunidades mais afastadas é uma experiência transformadora para nossos acadêmicos. Além de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, eles desenvolvem empatia, sensibilidade e compromisso social. A Faculdade Medicina Ulbra incentiva essa responsabilidade social na formação dos futuros médicos, mostrando que o cuidado vai muito além do consultório e precisa alcançar quem mais necessita", destacou a docente.
Para a acadêmica de Medicina Laís Jati, participar da ação despertou um sentimento de gratidão e reforçou o propósito da profissão ainda durante a graduação. "É muito gratificante poder levar orientação, cuidado e atenção para comunidades que muitas vezes têm pouco acesso aos serviços de saúde. Vivenciar isso ainda como acadêmica nos faz entender a importância da medicina humanizada e do compromisso social que devemos ter com a população", ressaltou.
Mais do que uma atividade acadêmica, a ação reforçou a importância da atenção primária e da promoção da saúde como pilares fundamentais para uma população mais saudável e consciente.
A integração entre universidade e comunidade transforma vidas, fortalece a educação e aproxima o cuidado de quem mais precisa. A iniciativa evidencia o compromisso da Faculdade Medicina Ulbra Santarém em formar profissionais preparados não apenas tecnicamente, mas também humanamente, para atuar nos desafios da Amazônia.
Parabéns aos acadêmicos, professores e todos os envolvidos nessa linda missão de levar saúde pelos caminhos da Amazônia!
Notícias relacionadas
-
01
JUNInovação e cidadania Medicina ULBRA cria ferramenta digital de participação social no SUS -
25
MAIMaio Solidário Pedagogia ULBRA leva acolhimento e aprendizado emocional a crianças -
25
MAICorrente de solidariedade Maio Solidário fortalece ações de cidadania do curso de Direito ULBRA -
22
MAIMaio Solidário Educação e cuidado: Pedagogia desenvolve ação no Lar São Vicente de Paulo
Últimas notícias
-
08
JUNAprendizado e inovação II Jornada Acadêmica de Medicina fortalece formação dos futuros médicos -
27
MAIMaio Solidário Terapia Ocupacional promove prática sobre desenvolvimento neuropsicomotor -
25
MAIFormação conectada com o mercado Agronomia ULBRA fortalece conexões com o setor cooperativista -
22
MAIAprendizado e formação XX Encontro de Pedagogos reúne educação, ciência e práticas pedagógicas












