ULBRA NA EXPOINTER 2024
Alunos na Expointer ampliam várias conexões com mercado
Cursos de Engenharias e Agronomia realizam visitas técnicas em empresas
A participação dos estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharias da Ulbra na Expointer 2024 foi marcada por conhecimento sobre mercado de trabalho e novas tecnologias, proporcionando um olhar ampliado sobre as oportunidades de estágio e networking. Durante visitas técnicas, os alunos tiveram a chance de interagir com profissionais de empresas renomadas, conhecendo de perto inovações tecnológicas e perspectivas futuras em suas áreas de atuação.
Para os estudantes de Agronomia e Engenharia, a Expointer não se resumiu apenas à exibição de máquinas e implementos agrícolas. A feira representou uma oportunidade única de observar o que há de mais avançado em termos de tecnologia aplicada ao campo e à engenharia industrial. Visitas a estandes de empresas como Bobcat, Caterpillar, AGCO Massey e Valley proporcionaram uma visão prática e atualizada das tendências do setor, especialmente no que tange às minimáquinas e equipamentos pesados. Essas empresas, que são referências globais, ofereceram uma aproximação direta com as demandas do mercado, além de apresentar as últimas inovações em produtos e serviços.
Aprendizado prático
Os alunos de Agronomia e Engenharias foram acompanhados por professores e coordenadores de curso, que buscaram alinhar o conteúdo acadêmico com as exigências das indústrias. Conforme o professor Eduardo Eidt, das Engenharias e Agronomia da Ulbra, "foram feitas visitas técnicas em parceiros onde os alunos tiveram contato com profissionais das empresas e conheceram novas tecnologias. Essa aproximação entre a universidade e empresas multinacionais é fundamental para mostrar aos alunos o que há de mais avançado em termos de produto, preparando-os para o mercado de trabalho."
Essa oportunidade foi especialmente enriquecedora para alunos como Jaques Pieri, de 54 anos, que está no 7º semestre do curso híbrido de Engenharia Mecânica. "A experiência de integrar alunos e professores com as empresas é fantástica. Aqui na Expointer visitamos vários locais. Eu vivo da Mecânica. Sou restaurador automotivo, e essas visitas ampliam meu conhecimento e mostram como posso aplicar novas tecnologias no meu trabalho", relatou.
Raquel Winckelmann, estudante do segundo semestre de Agronomia, também destacou a relevância da experiência. "A visita é muito importante. Nós aprendemos novidades. Eu ainda não trabalho na área, atuo com floricultura, e aqui surgiram várias opções possíveis de mercado. Eu ainda não decidi em qual área vou apostar após me formar, mas esta visita na Expointer foi inspiradora", afirmou a jovem de 22 anos.
Perspectivas futuras
Além dos alunos, todos os coordenadores de cursos da Ulbra estiveram presentes na Expointer, realizando visitas a diversas empresas para uma atualização sobre as necessidades do mercado. O diretor da Ulbra Canoas, Valdemar Sjlender, acompanhou os docentes nessa jornada, que teve como foco principal estreitar as relações entre a universidade e as indústrias, visando proporcionar aos estudantes oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.
A participação na Expointer está sendo uma experiência enriquecedora que consolidou a importância de integrar o aprendizado acadêmico com a realidade do mercado, proporcionando aos alunos da Ulbra uma formação completa, alinhada com as demandas contemporâneas do setor, garante o coordenador do curso de Agronomia, Fernando Pfeifer.
Marcelo Miranda
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
08
OUTEVENTO GRATUITO Semana Acadêmica da Fisioterapia traz bate-papo e atividades práticas -
07
OUTCOMUNICAÇÃO Ulbra integra plataformas na cobertura dos Jogos Estudantis -
04
OUTESPORTE E EDUCAÇÃO Colégio Ulbra Cristo Redentor é o campeão dos Jogos Escolares -
04
OUTRECONHECIMENTO Professora do Colégio São Pedro é finalista do Prêmio Educação RS